fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

5 dicas para apresentações matadoras com PowerPoint no trabalho ou na aula

Luiz Grecov
@luizgrecov

Matéria publicada originalmente no UOL É hora de apresentar os resultados para a equipe ou diretoria. Mas, depois de dias de esforço e noites em claro, todo o seu trabalho pode ir por água abaixo se a apresentação for mal feita. “Apesar de fazer parte do dia a dia, apresentação não é aprendida na escola, muito […]

Matéria publicada originalmente no UOL

É hora de apresentar os resultados para a equipe ou diretoria. Mas, depois de dias de esforço e noites em claro, todo o seu trabalho pode ir por água abaixo se a apresentação for mal feita.

“Apesar de fazer parte do dia a dia, apresentação não é aprendida na escola, muito menos na universidade”, afirma Joyce Baena, sócia da La Gracia, empresa especializada em apresentações. “As pessoas não têm o costume de organizar as ideias antes de passar adiante. Elas normalmente pegam dados e jogam, sem dar forma.”

Ela diz que o objetivo deve ser capturar a atenção do ouvinte e comunicar a ideia de maneira clara e direta. Caso contrário, os negócios podem até ficar ameaçados.

“Quem está recebendo a informação não tem coragem de falar que não entendeu. Geralmente, é treinado a parecer inteligente o tempo todo e acha que, ao falar que não entendeu, pode parecer um profissional fraco”, afirma Baena. “[O ouvinte] não entende. Não fala. E vai tomar decisões erradas porque não compreendeu [o que foi apresentado]”.

Por isso, ela listou dicas para uma apresentação eficiente.

1 – Conecte as informações

Ao começar, primeiro explique a função e a principal importância do que está sendo apresentado. Não comece falando de detalhes ou números específicos. “Preciso primeiro criar a conexão entre aquilo que estou falando e aquilo que o ouvinte conhece”, afirma Joyce Baena.

Na sua fala, passe os dados de maneira conectada uns com os outros. O foco devem ser as estratégias a serem tomadas e os objetivos. Os números devem complementar isso.2.a

2 – Enxugue os dados

Ao fazer o slide de PowerPoint, preocupe-se em organizar e juntar os elementos de maneira a facilitar a compreensão de quem está vendo. Não o deixe muito poluído, com dados demais.

“Parece que [ao fazer a apresentação] as pessoas têm a tendência de olhar para o slide e achar que, se deixar um espaço vazio, vão perder dinheiro”, afirma Baena.

3.a3.b

3 – Destaque o que é importante

Não copie e cole tabelas e gráficos do Excel direto no slide do PowerPoint. Preocupe-se em tornar os números legíveis e destaque o que é mais importante.

4.a4.b

4 – Crie uma unidade visual

Ao pegar slides que recebeu de diversas áreas da empresa para sua apresentação, crie uma unidade visual entre os elementos deles, como títulos e tabelas. Caso contrário, a apresentação vai parecer uma colcha de retalhos, demonstrando falta de cuidado com a informação.

5.a

5 – Cuidado com as animaçõesanimacao_tosca

Não use animações exageradas (como no vídeo acima -clique para ver), sem ter uma função específica. Animação pode ser um ótimo recurso quando usada para apresentar os dados em etapas, criando blocos de pensamento que acompanham o ritmo do que está sendo falado (veja vídeo abaixo).

animacao_boa

 

 

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais