fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Adeus ano… intenso!

La Gracia Humaniza
@lagracia

Se há uma palavra que descreve bem o que foi 2014, certamente é “intenso”. Copa do Mundo, eleições, manifestações nas ruas. Tudo isso gerou muito expectativa e deixou clara a insatisfação, o inconformismo e a sede por mudanças que nós, brasileiros, estamos vivendo. Na comunicação, essa revolução também está latente e a nossa vontade de […]

Se há uma palavra que descreve bem o que foi 2014, certamente é “intenso”. Copa do Mundo, eleições, manifestações nas ruas. Tudo isso gerou muito expectativa e deixou clara a insatisfação, o inconformismo e a sede por mudanças que nós, brasileiros, estamos vivendo. Na comunicação, essa revolução também está latente e a nossa vontade de provocar mudanças, também. Por isso 2014 foi um ano de revolução na La Gracia. Um ano pra tirar a areia dos olhos e passar a enxergar novas cores. Um ano para romper a parede que separa o comunicador do público, colocando todos no mesmo objetivo: conectar ideias e inspirar novas ações.

LA GRACIA VAI ÀS LIVRARIAS E UNIVERSIDADES

palestras_LaGracia

Em 2014, foram dezenas de palestras gratuitas em livrarias tais, como: Martins Fontes, Saraiva, Livraria da Vila e em universidades como FAAP, FACCAMP e UNA (BH). Crianças, jovens, adultos e idosos participaram ativamente de conversas acaloradas sobre como acabar de vez com a comunicação egoísta, que só se preocupa em vomitar informação sem pensar no outro. Discutimos comunicação corporativa, pessoal e na educação com públicos que variaram entre 60 e 270 participantes. Em outubro, levamos o Design de Apresentação para a Paraíba, no EXPERIMENTA, a Semana de Design da Paraíba organizada pelo Instituto Federal da Paraíba em parceria com as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande, juntamente com o Sebrae e o Senac. Foi uma delícia trocar e levar uma nova visão sobre as possibilidades de trabalho que o Design de Apresentação pode proporcionar para estudantes de design.

REVOLUÇÃO ONLINE

Em parceria com a MBA60, Exame e o pessoal da Descola, lançamos 2 cursos online. A ideia é democratizar o design ao máximo de pessoas possíveis, levando um novo olhar sobre o jeito de fazer slides. Confira clicando nos banners abaixo.

curso-online curso-online2

REVOLUÇÃO NA MÍDIA

Folha de São Paulo, O Globo, Veja, Você S/A e Época foram alguns dos veículos nos quais tivemos a oportunidade de contribuir com dicas e aprendizados sobre comunicação, com destaque para:

–          vídeos de dicas no portal da Exame:
Os conceitos essenciais para construir uma boa apresentação. 
Os 3 vilões de uma boa apresentação e como exterminá-los. 
As regras para interagir com o público em uma palestra. 
Falar em público não é meu forte. O que fazer? 
Às vezes, esqueço o que estava falando. O que fazer?
Como usar a lousa durante a apresentação.

–          podcast no blog Vida de Trainee

–          posts no Brasil Post

REVOLUÇÃO NO PENSAMENTO

cha-de-ideias

Aprender faz parte do nosso DNA. Para isso, reunimos gente que vive de verdade os problemas de comunicação para discutir possíveis soluções. Participaram dessa discussão profissionais de RH de empresas como Coca-Cola, Tam, Itaú, FGV, em 3 CHÁS DE IDEIAS que renderam muito pano pra manga.  Dessa discussão estão nascendo alguns materiais exclusivos que vão ganhar a internet em breve.

Além disso, “COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: O QUE VOCÊ QUER DIZER X O QUE O OUTRO QUER SABER” e “COMO O DESIGN PODE FACILITAR A VIDA DO SEU ALUNO”, COMUNICAÇÃO E DESIGN JUNTOS PARA ENCANTAR COLABORADORES foram assuntos que levamos em formato de palestras para eventos tais, como: Fórum T&D, 7ª Edição da UNICORP e o 18º Congresso Anual de Comunicação Interna promovido pela Informa Group. Foi muito importante construir junto com os participantes, palestras instigantes, interativas e cheias de provocação. O público sai meio tonto, mais cheio de vontade de provocar mudanças. Para fechar o ano, pela primeira vez nos nossos singelos 6 anos de vida, estivemos no CBTD, o maior evento de Treinamento e Desenvolvimento da América Latina. Entre palestrantes renomados e outros expositores interessantes, nosso stand se destacou pela originalidade e promoveu diversas atividades, com participação ativa do público. Nem preciso dizer que, além da experiência maravilhosa, ganhamos milhares de novos amigos.

cbtd

REVOLUÇÃO NO CORAÇÃO

Quem não gosta de feedbacks? E a gente recebe todos os dias. Os bons nos enchem o peito, afinal, a gente só existe para ajudar a mudar ideias, pensamentos e melhorar a vida dos nossos alunos e clientes toda vez que precisam se colocar de frente com a plateia. Os de melhoria, a gente cuida com carinho, para melhorar ainda, afinal, estamos sempre “em construção” junto com vocês. Dividimos aqui alguns daqueles que nos dão ainda mais vontade de seguir adiante todos os dias, nessa luta por uma comunicação melhor.

Imagem4 Imagem5 Imagem3

 

Clique aqui para ver outros.

REVOLUÇÃO NAS APRESENTAÇÕES

E como não podia deixar de ser, nas apresentações a revolução continuou forte como nunca. Foram mais de 80 apresentações realizadas junto com nossos clientes, com destaque para o grande número de projetos cujo produto final foi um vídeo, 13 no total. Abaixo, destacamos dois trabalhos, não só pelos projetos em si, mas por terem sido desenvolvidos para importantes ONGs.

O Diário de Maria – Nasce um projeto muito gratificante.

Fomos procurados pelo Instituto Alfa e Beto com o seguinte desafio: transformar um conteúdo denso sobre o período de gestação, repleto de informações médicas, em um guia prático, de linguagem acessível e carismática, para informar mulheres de baixa renda que não tem o hábito da leitura. Para envolver e gerar conexão com essas mulheres, resolvemos reelaborar todo o conteúdo em forma de diário, o Diário de Maria, criando uma personagem que passou pela aventura da gestação e anotou tudo, desde suas angústias e alegrias pessoais relacionadas à gravidez até todas as dicas que recebeu dos médicos. Desta forma o ‘guia’ torna-se uma experiência de leitura acessível, envolvente e agradável, ao mesmo tempo em que gera um aprendizado valioso. Entregamos o roteiro pronto, com todas as indicações do que deveria ser ilustrado em cada página, e um designer parceiro da Alfa e Beto realizou as ilustrações. No vídeo abaixo você pode saber mais sobre esse lindo projeto:

 

CDI – La Gracia no TED
O CDI é uma organização que trabalha para mobilizar pessoas e transformar comunidades através da tecnologia de informação e comunicação para maior cidadania e qualidade de vida. Nosso papel foi ajudar o Rodrigo Baggio, fundador do CDI, a fazer uma apresentação inspiradora no TED Global 2014, que aconteceu no Rio de Janeiro. Em um processo de aproximadamente um mês, com longas reuniões presenciais e muito brainstorm, contribuímos para que ele aperfeiçoasse ainda mais o seu discurso. Além disso, criamos alguns slides em momentos chave para apoia-lo durante a apresentação. O feedback foi muito positivo. Mais sobre isso, você lê aqui.

 

Que 2015 seja mais e mais de tudo isso! Obrigado por acreditarem na La Gracia, obrigado por acreditarem numa comunicação melhor.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais