E se trocássemos receptor por questionador?

Posted by | Variedades | Sem comentários

iStock_000066170179_FullSituação A

Vamos supor que você acordou hoje com um objetivo: comprar uma máquina filmadora que também fotografa.

Ao entrar numa loja, olha ao redor e vê pelo menos vinte modelos à disposição. Visualmente? Tudo muito parecido.

A intenção é usar o equipamento em treinamentos e pequenos eventos para gravação e reprodução, nada mais! Mas tudo tem muitos botões, dezenas de operações e centenas de possibilidades. Sem referências palpáveis e com dificuldade de interpretar as informações técnicas para o mundo dos mortais, você chama um vendedor.

Com muita disposição, energia e falando muito bem, você diz sua intenção e necessidade de forma simples. Em apenas alguns minutos, o funcionário despeja mais de trinta características e procedimentos que a máquina é capaz de fazer “facilmente”. Sem conter o fôlego, o rapaz não para de falar, não pergunta, não interage, não questiona, não associa, não ouve e não percebe. Ele torna-se uma máquina de atirar dados e informações. Exausto e sem nenhum direcionamento sobre qual máquina adquirir, você sai da loja sabendo menos do que quando entrou. Veja mais

Para cada dia ter mais sentido

Posted by | Variedades | Um comentário
Levar criatividade, consciência e, principalmente, sentido para a comunicação.

A afirmação acima resume bem a razão de ser da La Gracia. Essa visão está presente não só nos projetos ou cursos realizados, mas também em algumas ações, como o podcast lançado no segundo semestre de 2015, a campanha #em2016fazsentido e agora, mais recentemente, em um calendário muito especial que foi produzido no início de 2016.

Você pode ser perguntar… um calendário?

doubt-gif

Pois é. Veja mais

O que faz sentido para 2016?

Posted by | Variedades | Sem comentários

Post escrito por Fernanda Bolzan e Priscila Alvim.

Como parte de uma ação para ajudar as pessoas a buscarem mais sentido para suas vidas em 2016, lançamos a campanha “#em2016fazsentido”. Para participar, basta postar no Instagram, Facebook ou Twitter a sua mensagem (foto, vídeo ou texto) sobre o que faz sentido para você. Para inspirar, elaboramos uma lista de 10 atitudes que nós acreditamos que fazem total sentido em 2016, além de algumas dicas de como chegar lá!

1)…praticar a empatia

Posicionamentos extremistas e falta de diálogo já nos levaram à muita violência e sofrimento, não acham? Já passou da hora de realmente respeitarmos o próximo e aceitarmos suas diferenças.

Praticar a empatia ajuda a compreender melhor o comportamento do outro e, consequentemente, respeitá-lo. A empatia leva as pessoas a serem mais tolerantes e aceitar melhor as diferenças, sejam elas de sexo, cor, cultura, idade, posicionamento político ou orientação sexual.  

Uma iniciativa muito legal que surgiu em 2015 foi o Museu da Empatia. O objetivo do museu é promover uma revolução nas relações humanas através do desenvolvimento da empatia. Para os criadores do projeto, empatia é o antídoto perfeito contra preconceito, conflitos sociais e desigualdade. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Outra boa pedida é o documentário “Human”. Nele, o cineasta Yann Arthus-Bertrand busca responder à pergunta: “O que nos faz humanos?”. Para chegar à resposta, ele nos traz a história de vida de 2 mil mulheres e homens de 60 países. O filme está disponível no YouTube. Veja mais

Design como ferramenta para criar experiência em comunicação

Posted by | Variedades | Sem comentários

Vamos fazer um exercício? Procure lembrar-se daquele restaurante fantástico que você visitou uma única vez, provavelmente em sua última viagem ou para comemorar uma ocasião especial, e que te marcou para sempre. Lembre como cada detalhe, desde os móveis, passando pela iluminação, roupa dos funcionários, cardápio, tudo parecia extremamente pensado e com um propósito: proporcionar uma experiência incrível. Pois bem, não só parecia, tudo ali foi provavelmente pensado e planejado para causar exatamente esse tipo de efeito. É o que se tem chamado de Design de Experiência. Bom, exercício feito, vamos ao real objetivo desse texto.Design presente em nosso dia a dia.

Veja mais

6 dicas para uma apresentação matadora

Posted by | Mídia | Sem comentários

Matéria publicada originalmente na Work Fife por Adriana Fonseca.

Em algum momento da carreira, todo profissional enfrenta o desafio de fazer uma apresentação. Poder ser algo para sua própria equipe, seu chefe, fornecedores, clientes. Independentemente do público-alvo, importante seguir alguns passos para cativar a audiência e vender sua ideia.

Para ajudar você nessa missão, pedimos ajuda para uma consultoria especializada em comunicação corporativa. A La Gracia listou as dicas abaixo. Leia com atenção e crie sua própria apresentação matadora. Veja mais