fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Lamento ou Lançamento?

Flávio Reis
@flavioreis

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. […]

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. Mas elas também podem sair falando sobre como aquela apresentação foi terrível e o quanto elas não suportavam mais ficar naquela sala, mesmo se o produto tem tudo para ser um sucesso.

Sem entrar no mérito se o produto é inovador ou não, a apresentação de lançamento do Playstation 4 acaba de entrar para este segundo grupo. Os executivos da Sony  seguraram jornalistas por longas 2 horas (isso mesmo, 2 horas, 120 minutos!) para mostrar o novo console. E olha que ele veio cheio de novidades e tecnologias que têm tudo para agradar os gamers. Na platéia, a chateação geral foi visível e as críticas nos meios de comunicação não tardaram a surgir, um lamento só…

Para fazer um contra-ponto, temos o lançamento do iPhone. A apresentação aconteceu durante a convenção anual da Apple, em 2007, e até hoje é referência. Ao assisti-la, é possível ver o envolvimento do público e o quanto eles estavam ligados ao que estava acontecendo ali, reagindo a cada frase de efeito ou técnica de retórica utilizada por Jobs. Durante boa parte dos minutos iniciais, ele sequer tocou no nome do aparelho, criando um estado de expectativa tremendo sobre o que viria a seguir.

Qual é a lição que dá para tirar disso? Respeite seu público, seja objetivo, ninguém gosta de ser enrolado, nem mesmo quando se tem um baita produto em mãos. E surpreenda, sempre! Envolva-se emocionalmente com o público, faça-os sentirem o quanto aquele produto fará a diferença em suas vidas.

Para que vocês assistam e julguem por si mesmos, seguem os vídeos das duas apresentações:

Lançamento PS4
http://youtu.be/NUokYGiVOv4

Lançamento IPhone

Como o vídeo está dividido em várias partes, clique aqui para assistir, a partir de 4’50” da terceira parte.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais