Nas minhas andanças pelos eventos corporativos, tenho visto com certa frequência o uso do Painel interativo para expor ideias e promover interação “entre os expositores”.
Se você não sabe o que é um painel: é um debate entre dois ou mais convidados sob a coordenação de um moderador, que vai questionando os convidados e conduzindo as respostas de forma ordenada. O público fica somente como expectador, sem direito a intervir ou perguntar.
Para muitas empresas, essa prática parece uma alternativa moderna e interativa, porém, se mal conduzido, o Painel pode deixar o público entediado, com sono e disperso.
Para te ajudar a evitar que isso aconteça com seu evento, resolvi elaborar e compartilhar uma pequena lista de dicas. Aí vai:
- Muitas vezes os convidados do painel nunca se viram antes e se encontram pela primeira vez nas cadeiras em frente ao público. O ideal é que os assuntos sejam bem combinados antes de evento. Assim, as respostas serão complementares e não redundantes.
- Para que o conteúdo não fique técnico demais e distante do público, peça aos convidados para trazerem pessoalidade aos assuntos. Histórias e exemplos práticos dentro do contexto do público ajudam a criar identificação e sinergia.
- Para que a discussão seja o mais clara e objetiva possível, evite perguntas muito extensas, elas podem gerar confusão. O ideal é que sejam simples e bem curtas.
- Colocar um slide com a pergunta ao fundo do painel para que todos vejam, ajuda o público a acompanhar o raciocínio.
- O interesse das pessoas aumenta quando os temas apresentados ajudam a resolver um problema comum a todos. Afinal, qual o propósito do evento, só mostrar o quanto os convidados são incríveis ou promover um aprendizado que sirva para todos?
Um fato: Quando o público passa de passivo a ativo, o interesse e a atenção ganham um espaço gigantesco. Imagina se o moderador, logo no início do evento, convidasse o público a contribuir com ideias ou dúvidas após as respostas de cada bloco? O público ligaria o ouvido ativo! Afinal, quem tem coragem de fazer uma pergunta ou dar uma ideia sem prestar atenção no que foi dito? Quem se expõe, quer parecer inteligente, afinal, sua imagem está em jogo.
Então, deixar a plateia interagir pode descaracterizar o fato de ser um “painel”. Mas também não transforma o evento em um “seminário”, onde os assuntos seriam trabalhados em grupo pela plateia.
Sendo assim, fica a dúvida, deixar o público interagir faz com que o painel seja realmente interativo ou isso ganha outro nome?