fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Painel interativo (será?)

Joy Baena
@joycebaena

Nas minhas andanças pelos eventos corporativos, tenho visto com certa frequência o uso do Painel interativo para expor ideias e promover interação “entre os expositores”. Se você não sabe o que é um painel: é um debate entre dois ou mais convidados sob a coordenação de um moderador, que vai questionando os convidados e conduzindo as […]

Untitled-1

Nas minhas andanças pelos eventos corporativos, tenho visto com certa frequência o uso do Painel interativo para expor ideias e promover interação “entre os expositores”.

Se você não sabe o que é um painel: é um debate entre dois ou mais convidados sob a coordenação de um moderador, que vai questionando os convidados e conduzindo as respostas de forma ordenada. O público fica somente como expectador, sem direito a intervir ou perguntar.

Para muitas empresas, essa prática parece uma alternativa moderna e interativa, porém, se mal conduzido, o Painel pode deixar o público entediado, com sono e disperso.

Para te ajudar a evitar que isso aconteça com seu evento, resolvi elaborar e compartilhar uma pequena lista de dicas. Aí vai:

  • Muitas vezes os convidados do painel nunca se viram antes e se encontram pela primeira vez nas cadeiras em frente ao público. O ideal é que os assuntos sejam bem combinados antes de evento. Assim, as respostas serão complementares e não redundantes.
  • Para que o conteúdo não fique técnico demais e distante do público, peça aos convidados para trazerem pessoalidade aos assuntos. Histórias e exemplos práticos dentro do contexto do público ajudam a criar identificação e sinergia.
  • Para que a discussão seja o mais clara e objetiva possível, evite perguntas muito extensas, elas podem gerar confusão. O ideal é que sejam simples e bem curtas.
  • Colocar um slide com a pergunta ao fundo do painel para que todos vejam, ajuda o público a acompanhar o raciocínio.
  • O interesse das pessoas aumenta quando os temas apresentados ajudam a resolver um problema comum a todos. Afinal, qual o propósito do evento, só mostrar o quanto os convidados são incríveis ou promover um aprendizado que sirva para todos?

Um fato: Quando o público passa de passivo a ativo, o interesse e a atenção ganham um espaço gigantesco. Imagina se o moderador, logo no início do evento, convidasse o público a contribuir com ideias ou dúvidas após as respostas de cada bloco? O público ligaria o ouvido ativo! Afinal, quem tem coragem de fazer uma pergunta ou dar uma ideia sem prestar atenção no que foi dito? Quem se expõe, quer parecer inteligente, afinal, sua imagem está em jogo.

Então, deixar a plateia interagir pode descaracterizar o fato de ser um “painel”. Mas também não transforma o evento em um “seminário”, onde os assuntos seriam trabalhados em grupo pela plateia.

Sendo assim, fica a dúvida, deixar o público interagir faz com que o painel seja realmente interativo ou isso ganha outro nome?

 

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais