fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

5 dicas para ajudar alunos a melhorarem suas apresentações

Luiz Grecov
@luizgrecov

David Paradi é um grande estudioso do mundo do PowerPoint e ele separou algumas dicas para ajudar alunos com suas apresentações nas escolas. “Nos Estados Unidos, as crianças são iniciadas no programa na terceira série e no Brasil, na 5ª série. Mas o mais interessante, é que esses pequenos geniozinhos pegam o PowerPoint e já fazem […]

David Paradi é um grande estudioso do mundo do PowerPoint e ele separou algumas dicas para ajudar alunos com suas apresentações nas escolas.

“Nos Estados Unidos, as crianças são iniciadas no programa na terceira série e no Brasil, na 5ª série. Mas o mais interessante, é que esses pequenos geniozinhos pegam o PowerPoint e já fazem muita coisa que nem mesmo os executivos tem coragem de tentar.

Existem duas formas gerais de usar o PowerPoint em sala de aula:

para formatar um relatório pensando na economia do papel;
para apresentar um conjunto de outros trabalhos que precisaram ser escritos. Nesse caso, ele é usado com sua função mais plena, como ferramenta de apresentação. E tem mais, eles recebem nota pela apresentação, pelo jeito de falar e se falaram dentro do tempo determinado.

Infelizmente, a triste realidade é que fazem tudo isso no escuro, sem nenhuma orientação. Fica difícil, sendo que até mesmo os adultos não tem orientação…”

Para ajudar um pouco, aqui vão as cinco principais dicas para os estudantes que têm de preparar uma apresentação do PowerPoint para a classe:

1. Organize a sua história
Lembre-se: seu professor e amigos querem ouvir sua estória. Não importa se é sobre um livro que você leu, sobre um animal que você pesquisou ou até mesmo sobre uma experiência que você fez, organize a sua estória com começo, meio e fim.

Se o professor fez uma listinha de coisas que você tinha que falar, fale sobre todas as coisas da lista. Tenha certeza que você respondeu todas as perguntas do professor.

Crie um slide como agenda, com uma listinha de todas as coisas que você vai falar. Isso ajuda a organizar a sua informação e ajuda o público a se preparar para o que você vai dizer.

Faça cada slide ter uma ideia só. Se você tem 3 ideias no mesmo slide, prefira usar um slide para cada uma.

2. Use um  design simples
Eu sei que o PowerPoint tem um monte de cores, fontes, formas e animações e você pode até pensar que eles são “legais”.

Mas a verdade é que, se usado demais, essas coisas levam o professor e os outros para longe da sua ideia. Se você quer deixar sua ideia mais forte, então, use pouca coisa. Escolha 1 ou 2 fontes. Use só um tipo de forma e poucas cores.

Tenha uma cor como fundo e escolha uma fonte fácil de ler (por exemplo: Arial, Calibri são fáceis de ler).

Se você tem uma cor escura no fundo, use uma cor clara como a cor de texto para que todo mundo veja, até de longe. Da mesma forma, cores de fundo claras pedem cores escuras de texto.

Mantenha a sua fonte com tamanho 24 pontos ou mais para que todos na sala de aula possam lê-lo facilmente.

3. Use imagens
Lembre-se que você está fazendo uma apresentação, não a leitura de um relatório para a classe. Os slides não devem ser apenas o texto que você vai dizer. Use imagens, diagramas, gráficos ou outros recursos visuais para ilustrar suas ideias. Você pode ter um título para o slide que explica o ponto que você está fazendo e uma legenda sob o visual para explicar o que o público está olhando, mas tente minimizar o texto que você tem em seus slides. Isso mantém sua apresentação mais interessante.

4. Use cartões de sugestão ou notas
Um medo que se tem é que, se você não tem tudo que você quer dizer sobre o slide, como você vai se lembrar? É onde os cartões de sugestão vêm a calhar. É perfeitamente normal para a maioria dos professores se você usar 3 x 5 cartões ou notas escritas em papel para lembrar o que você quer dizer. Não escreva tudo o que você vai dizer, porque a leitura de um roteiro soa chato. Basta escrever as palavras importantes ou frases que lembrá-lo de que você precisa dizer sobre cada slide.

5. Ensaiar em casa pode ser divertido
A única maneira de se sentir confortável ao apresentar na frente de sua classe é  ensaiar em casa. Faça como você faria em classe, use suas anotações como um guia para o que você quer dizer e use o computador ou uma cópia impressa de seus slides para simular a sala de aula. Se você quiser sentir como é ter as pessoas olhando o que você apresenta, reuna alguns membros da família ou utilize alguns bichinhos de pelúcia para se sentir mais confortável ao estar na frente de um grupo. As apresentações podem ser divertidas quando você ensaiou e está satisfeito com o que vai dizer.”

Pais e educadores, apresentar-se é prática cada vez mais comum na vida de seus filhos e alunos e, principalmente em seu ambiente de trabalho. É importante ajudar a garotada a se sentir mais confiante ao expressar-se em público e em relação ao conteúdo que precisam expor. Preparar-se agora, irá ajudá-los a obter destaque em sua vida profissional no futuro.

Joyce Baena.
Especialista em Design de Apresentações.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais