La Gracia Humaniza

conteúdo

5 dicas para apresentações matadoras com PowerPoint no trabalho ou na aula

Luiz Grecov
@luizgrecov

Matéria publicada originalmente no UOL É hora de apresentar os resultados para a equipe ou diretoria. Mas, depois de dias de esforço e noites em claro, todo o seu trabalho pode ir por água abaixo se a apresentação for mal feita. “Apesar de fazer parte do dia a dia, apresentação não é aprendida na escola, muito […]

Matéria publicada originalmente no UOL

É hora de apresentar os resultados para a equipe ou diretoria. Mas, depois de dias de esforço e noites em claro, todo o seu trabalho pode ir por água abaixo se a apresentação for mal feita.

“Apesar de fazer parte do dia a dia, apresentação não é aprendida na escola, muito menos na universidade”, afirma Joyce Baena, sócia da La Gracia, empresa especializada em apresentações. “As pessoas não têm o costume de organizar as ideias antes de passar adiante. Elas normalmente pegam dados e jogam, sem dar forma.”

Ela diz que o objetivo deve ser capturar a atenção do ouvinte e comunicar a ideia de maneira clara e direta. Caso contrário, os negócios podem até ficar ameaçados.

“Quem está recebendo a informação não tem coragem de falar que não entendeu. Geralmente, é treinado a parecer inteligente o tempo todo e acha que, ao falar que não entendeu, pode parecer um profissional fraco”, afirma Baena. “[O ouvinte] não entende. Não fala. E vai tomar decisões erradas porque não compreendeu [o que foi apresentado]”.

Por isso, ela listou dicas para uma apresentação eficiente.

1 – Conecte as informações

Ao começar, primeiro explique a função e a principal importância do que está sendo apresentado. Não comece falando de detalhes ou números específicos. “Preciso primeiro criar a conexão entre aquilo que estou falando e aquilo que o ouvinte conhece”, afirma Joyce Baena.

Na sua fala, passe os dados de maneira conectada uns com os outros. O foco devem ser as estratégias a serem tomadas e os objetivos. Os números devem complementar isso.2.a

2 – Enxugue os dados

Ao fazer o slide de PowerPoint, preocupe-se em organizar e juntar os elementos de maneira a facilitar a compreensão de quem está vendo. Não o deixe muito poluído, com dados demais.

“Parece que [ao fazer a apresentação] as pessoas têm a tendência de olhar para o slide e achar que, se deixar um espaço vazio, vão perder dinheiro”, afirma Baena.

3.a3.b

3 – Destaque o que é importante

Não copie e cole tabelas e gráficos do Excel direto no slide do PowerPoint. Preocupe-se em tornar os números legíveis e destaque o que é mais importante.

4.a4.b

4 – Crie uma unidade visual

Ao pegar slides que recebeu de diversas áreas da empresa para sua apresentação, crie uma unidade visual entre os elementos deles, como títulos e tabelas. Caso contrário, a apresentação vai parecer uma colcha de retalhos, demonstrando falta de cuidado com a informação.

5.a

5 – Cuidado com as animaçõesanimacao_tosca

Não use animações exageradas (como no vídeo acima -clique para ver), sem ter uma função específica. Animação pode ser um ótimo recurso quando usada para apresentar os dados em etapas, criando blocos de pensamento que acompanham o ritmo do que está sendo falado (veja vídeo abaixo).

animacao_boa

 

 

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

JOY E HERON: compreensão além das palavras

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta.

Ler mais

DA PECUÁRIA, UMA MENSAGEM DE BEM-ESTAR

Descubra como um bom storytelling pode transformar o impacto da sua mensagem e gerar conexão com o público, trazendo identificação e emoção.

Ler mais

A compreensão tem que ser sistêmica

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Ler mais

A BATALHA DAS PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

A ação surge da compreensão. E está no encontro de perspectivas, a chave para conectar e engajar seu público de forma assertiva e eficaz.

Ler mais

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Números, por si só, não dizem nada! Nós que damos sentido a eles, ao darmos espaço para o público fazer parte da narrativa e, assim, se conectar e se engajar.

Ler mais