fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Joy Baena
@joycebaena

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que fomos percebendo de dificuldades na realidade dos aprendizes, fomos levando para as apresentações que fazíamos.

aprendendo-com-a-troca

Essa troca nos ajudou a testar, aprimorar e simplificar ao máximo a nossa forma de fazer apresentações. E dela nasceu UM MÉTODO, uma forma diferente de olhar para a apresentação como um todo, o que também inclui os slides.

Pensando em slides, aprendemos que fazer slide bonito é fácil: basta colocar uma imagem bacana, uma fonte legal e combinar bem as cores.

 

Mas o ponto é:

  • isso basta pra gerar compreensão?
  • direciona os olhos de quem vê para o que você quer mostrar?
  • Deixa clara a intenção da mensagem?
  • Deixa fácil de entender?
  • Faz sentido?

Estética por estética não garante funcionalidade.
O que traz função é o DESIGN por trás da estética.

Usar o DESIGN para criar slides significa:

escolher formas, cores, imagens e fontes com inteligência para transmitir uma mensagem eficaz, que responda a todas as perguntas que coloquei nos tópicos logo acima.

Mas para que aprender a usar design em seus slides? 

Pode parecer brincadeira, mas já parou pra pensar o que apresentações confusas, carregadas de conteúdo e complexas causam no dia-a-dia seu e das pessoas da sua empresa? Retrabalho, cansaço, frustração, tanto para quem faz os slides quanto para quem assiste.

Ao entender melhor como aplicar o design em seus slides, você ganha mais tempo, porque saberá como passar a mensagem que deseja. Além disso, terá reuniões mais produtivas, explicações mais claras, um público mais engajado porque vai entender melhor o que você diz. E o melhor, sentir orgulho dos seus slides não tem preço, pode acreditar.

E o que você pode fazer agora para aprender mais sobre design ou ensinar seus colaboradores?

Depois de ensinar mais de 25 mil alunos e ver que FUNCIONA, a gente resolveu organizar tudo em um curso online. Mas claro que a gente não poderia focar em expor conteúdo. A gente quis gerar uma experiência divertida, gostosa de acompanhar e com muitos tutoriais para que a aprendizagem aconteça na prática.

Foi assim que nasceu O POVO CONTRA O PPT!

Imagina que o PPT (Power Point), nosso personagem, é levado ao tribunal sendo acusado pelas apresentações ruins que a gente vê por aí. E um juiz muito espirituoso precisa conduzir o julgamento, nos ajudando a entender se o réu é culpado ou inocente.

Quer saber o final dessa história?

A minha provocação de hoje é: clique sobre a imagem abaixo e assista o primeiro episódio dessa saga.

Se você precisa fazer apresentações ou tem que treinar pessoas para isso, pode se surpreender.

Clique aqui e conheça mais sobre O POVO CONTRA O PPT →

Como levar O POVO CONTRA O PPT pra dentro da sua empresa? 

  1. Encaixe na sua grade de cursos.
  2. Leve pra toda a empresa inserindo em sua plataforma EAD.
  3. Compre acessos avulsos.
  4. O Blend Perfeito: complemente com mentorias onde analisamos as apresentações dos seus colaboradores e vamos melhorando a eficácia, a cada novo encontro.

Gostou? Compartilhe com quem você quiser ou marque um papo conosco:


ESCREVA PRA GENTE:
[email protected]

CHAMA NO ZAP:
11 97216-7036

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais