fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Joy Baena
@joycebaena

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que fomos percebendo de dificuldades na realidade dos aprendizes, fomos levando para as apresentações que fazíamos.

aprendendo-com-a-troca

Essa troca nos ajudou a testar, aprimorar e simplificar ao máximo a nossa forma de fazer apresentações. E dela nasceu UM MÉTODO, uma forma diferente de olhar para a apresentação como um todo, o que também inclui os slides.

Pensando em slides, aprendemos que fazer slide bonito é fácil: basta colocar uma imagem bacana, uma fonte legal e combinar bem as cores.

 

Mas o ponto é:

  • isso basta pra gerar compreensão?
  • direciona os olhos de quem vê para o que você quer mostrar?
  • Deixa clara a intenção da mensagem?
  • Deixa fácil de entender?
  • Faz sentido?

Estética por estética não garante funcionalidade.
O que traz função é o DESIGN por trás da estética.

Usar o DESIGN para criar slides significa:

escolher formas, cores, imagens e fontes com inteligência para transmitir uma mensagem eficaz, que responda a todas as perguntas que coloquei nos tópicos logo acima.

Mas para que aprender a usar design em seus slides? 

Pode parecer brincadeira, mas já parou pra pensar o que apresentações confusas, carregadas de conteúdo e complexas causam no dia-a-dia seu e das pessoas da sua empresa? Retrabalho, cansaço, frustração, tanto para quem faz os slides quanto para quem assiste.

Ao entender melhor como aplicar o design em seus slides, você ganha mais tempo, porque saberá como passar a mensagem que deseja. Além disso, terá reuniões mais produtivas, explicações mais claras, um público mais engajado porque vai entender melhor o que você diz. E o melhor, sentir orgulho dos seus slides não tem preço, pode acreditar.

E o que você pode fazer agora para aprender mais sobre design ou ensinar seus colaboradores?

Depois de ensinar mais de 25 mil alunos e ver que FUNCIONA, a gente resolveu organizar tudo em um curso online. Mas claro que a gente não poderia focar em expor conteúdo. A gente quis gerar uma experiência divertida, gostosa de acompanhar e com muitos tutoriais para que a aprendizagem aconteça na prática.

Foi assim que nasceu O POVO CONTRA O PPT!

Imagina que o PPT (Power Point), nosso personagem, é levado ao tribunal sendo acusado pelas apresentações ruins que a gente vê por aí. E um juiz muito espirituoso precisa conduzir o julgamento, nos ajudando a entender se o réu é culpado ou inocente.

Quer saber o final dessa história?

A minha provocação de hoje é: clique sobre a imagem abaixo e assista o primeiro episódio dessa saga.

Se você precisa fazer apresentações ou tem que treinar pessoas para isso, pode se surpreender.

Clique aqui e conheça mais sobre O POVO CONTRA O PPT →

Como levar O POVO CONTRA O PPT pra dentro da sua empresa? 

  1. Encaixe na sua grade de cursos.
  2. Leve pra toda a empresa inserindo em sua plataforma EAD.
  3. Compre acessos avulsos.
  4. O Blend Perfeito: complemente com mentorias onde analisamos as apresentações dos seus colaboradores e vamos melhorando a eficácia, a cada novo encontro.

Gostou? Compartilhe com quem você quiser ou marque um papo conosco:


ESCREVA PRA GENTE:
[email protected]

CHAMA NO ZAP:
11 97216-7036

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais