fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Adeus ano… intenso!

La Gracia Humaniza
@lagracia

Se há uma palavra que descreve bem o que foi 2014, certamente é “intenso”. Copa do Mundo, eleições, manifestações nas ruas. Tudo isso gerou muito expectativa e deixou clara a insatisfação, o inconformismo e a sede por mudanças que nós, brasileiros, estamos vivendo. Na comunicação, essa revolução também está latente e a nossa vontade de […]

Se há uma palavra que descreve bem o que foi 2014, certamente é “intenso”. Copa do Mundo, eleições, manifestações nas ruas. Tudo isso gerou muito expectativa e deixou clara a insatisfação, o inconformismo e a sede por mudanças que nós, brasileiros, estamos vivendo. Na comunicação, essa revolução também está latente e a nossa vontade de provocar mudanças, também. Por isso 2014 foi um ano de revolução na La Gracia. Um ano pra tirar a areia dos olhos e passar a enxergar novas cores. Um ano para romper a parede que separa o comunicador do público, colocando todos no mesmo objetivo: conectar ideias e inspirar novas ações.

LA GRACIA VAI ÀS LIVRARIAS E UNIVERSIDADES

palestras_LaGracia

Em 2014, foram dezenas de palestras gratuitas em livrarias tais, como: Martins Fontes, Saraiva, Livraria da Vila e em universidades como FAAP, FACCAMP e UNA (BH). Crianças, jovens, adultos e idosos participaram ativamente de conversas acaloradas sobre como acabar de vez com a comunicação egoísta, que só se preocupa em vomitar informação sem pensar no outro. Discutimos comunicação corporativa, pessoal e na educação com públicos que variaram entre 60 e 270 participantes. Em outubro, levamos o Design de Apresentação para a Paraíba, no EXPERIMENTA, a Semana de Design da Paraíba organizada pelo Instituto Federal da Paraíba em parceria com as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande, juntamente com o Sebrae e o Senac. Foi uma delícia trocar e levar uma nova visão sobre as possibilidades de trabalho que o Design de Apresentação pode proporcionar para estudantes de design.

REVOLUÇÃO ONLINE

Em parceria com a MBA60, Exame e o pessoal da Descola, lançamos 2 cursos online. A ideia é democratizar o design ao máximo de pessoas possíveis, levando um novo olhar sobre o jeito de fazer slides. Confira clicando nos banners abaixo.

curso-online curso-online2

REVOLUÇÃO NA MÍDIA

Folha de São Paulo, O Globo, Veja, Você S/A e Época foram alguns dos veículos nos quais tivemos a oportunidade de contribuir com dicas e aprendizados sobre comunicação, com destaque para:

–          vídeos de dicas no portal da Exame:
Os conceitos essenciais para construir uma boa apresentação. 
Os 3 vilões de uma boa apresentação e como exterminá-los. 
As regras para interagir com o público em uma palestra. 
Falar em público não é meu forte. O que fazer? 
Às vezes, esqueço o que estava falando. O que fazer?
Como usar a lousa durante a apresentação.

–          podcast no blog Vida de Trainee

–          posts no Brasil Post

REVOLUÇÃO NO PENSAMENTO

cha-de-ideias

Aprender faz parte do nosso DNA. Para isso, reunimos gente que vive de verdade os problemas de comunicação para discutir possíveis soluções. Participaram dessa discussão profissionais de RH de empresas como Coca-Cola, Tam, Itaú, FGV, em 3 CHÁS DE IDEIAS que renderam muito pano pra manga.  Dessa discussão estão nascendo alguns materiais exclusivos que vão ganhar a internet em breve.

Além disso, “COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: O QUE VOCÊ QUER DIZER X O QUE O OUTRO QUER SABER” e “COMO O DESIGN PODE FACILITAR A VIDA DO SEU ALUNO”, COMUNICAÇÃO E DESIGN JUNTOS PARA ENCANTAR COLABORADORES foram assuntos que levamos em formato de palestras para eventos tais, como: Fórum T&D, 7ª Edição da UNICORP e o 18º Congresso Anual de Comunicação Interna promovido pela Informa Group. Foi muito importante construir junto com os participantes, palestras instigantes, interativas e cheias de provocação. O público sai meio tonto, mais cheio de vontade de provocar mudanças. Para fechar o ano, pela primeira vez nos nossos singelos 6 anos de vida, estivemos no CBTD, o maior evento de Treinamento e Desenvolvimento da América Latina. Entre palestrantes renomados e outros expositores interessantes, nosso stand se destacou pela originalidade e promoveu diversas atividades, com participação ativa do público. Nem preciso dizer que, além da experiência maravilhosa, ganhamos milhares de novos amigos.

cbtd

REVOLUÇÃO NO CORAÇÃO

Quem não gosta de feedbacks? E a gente recebe todos os dias. Os bons nos enchem o peito, afinal, a gente só existe para ajudar a mudar ideias, pensamentos e melhorar a vida dos nossos alunos e clientes toda vez que precisam se colocar de frente com a plateia. Os de melhoria, a gente cuida com carinho, para melhorar ainda, afinal, estamos sempre “em construção” junto com vocês. Dividimos aqui alguns daqueles que nos dão ainda mais vontade de seguir adiante todos os dias, nessa luta por uma comunicação melhor.

Imagem4 Imagem5 Imagem3

 

Clique aqui para ver outros.

REVOLUÇÃO NAS APRESENTAÇÕES

E como não podia deixar de ser, nas apresentações a revolução continuou forte como nunca. Foram mais de 80 apresentações realizadas junto com nossos clientes, com destaque para o grande número de projetos cujo produto final foi um vídeo, 13 no total. Abaixo, destacamos dois trabalhos, não só pelos projetos em si, mas por terem sido desenvolvidos para importantes ONGs.

O Diário de Maria – Nasce um projeto muito gratificante.

Fomos procurados pelo Instituto Alfa e Beto com o seguinte desafio: transformar um conteúdo denso sobre o período de gestação, repleto de informações médicas, em um guia prático, de linguagem acessível e carismática, para informar mulheres de baixa renda que não tem o hábito da leitura. Para envolver e gerar conexão com essas mulheres, resolvemos reelaborar todo o conteúdo em forma de diário, o Diário de Maria, criando uma personagem que passou pela aventura da gestação e anotou tudo, desde suas angústias e alegrias pessoais relacionadas à gravidez até todas as dicas que recebeu dos médicos. Desta forma o ‘guia’ torna-se uma experiência de leitura acessível, envolvente e agradável, ao mesmo tempo em que gera um aprendizado valioso. Entregamos o roteiro pronto, com todas as indicações do que deveria ser ilustrado em cada página, e um designer parceiro da Alfa e Beto realizou as ilustrações. No vídeo abaixo você pode saber mais sobre esse lindo projeto:

 

CDI – La Gracia no TED
O CDI é uma organização que trabalha para mobilizar pessoas e transformar comunidades através da tecnologia de informação e comunicação para maior cidadania e qualidade de vida. Nosso papel foi ajudar o Rodrigo Baggio, fundador do CDI, a fazer uma apresentação inspiradora no TED Global 2014, que aconteceu no Rio de Janeiro. Em um processo de aproximadamente um mês, com longas reuniões presenciais e muito brainstorm, contribuímos para que ele aperfeiçoasse ainda mais o seu discurso. Além disso, criamos alguns slides em momentos chave para apoia-lo durante a apresentação. O feedback foi muito positivo. Mais sobre isso, você lê aqui.

 

Que 2015 seja mais e mais de tudo isso! Obrigado por acreditarem na La Gracia, obrigado por acreditarem numa comunicação melhor.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais