fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Aprenda as ideias principais de um livro em menos de 10 minutos

Luiz Grecov
@luizgrecov

Se por um lado temos mais acesso à informação e podemos aprender mais, temos cada vez menos tempo para fazer isso. Assim, aprender de forma rápida torna-se um diferencial.

Se por um lado temos mais acesso à informação e queremos (podemos) aprender mais, temos cada vez menos tempo para fazer isso. Assim, aprender ideias em minutos torna-se um grande diferencial. Mas… será possível?

Tenho certeza de que o título acima despertou seu interesse. Ora, quem não seria atraído por tal promessa? Mas aqui vai um aviso: não, você não vai encontrar nenhuma receita de como fazer isso, pelo menos não aqui.

Aprender as ideias principais de um livro em menos de 10 minutos é o que promete o site getAbstract, com o qual me deparei estes dias. Com o slogan “compressed knowledge” (conhecimento comprimido), o site permite, através de um serviço de assinatura, você receber em seu e-mail textos ou arquivos de áudio com resumos de livros que tratam dos mais atuais conceitos do mundo dos negócios. Mais sobre ele você vê no vídeo abaixo.

 

Não estamos condenando querer apreender ideias rapidamente

Mas se este texto não é sobre nenhuma receita milagrosa para aprender ideias de forma rápida, também não é sobre o citado site. Esse texto é sobre esse movimento que notadamente vem se intensificando, bem representado pelo slogan conhecimento comprimido. É fato que, se por um lado temos mais acesso à informação e queremos (podemos) aprender mais, temos cada vez menos tempo para fazer isso. Assim, esse é o cenário ideal para que iniciativas como a do getAbstract. Queremos o conhecimento, mas o queremos rapidamente, de modo prático, didático, no ritmo que a vida que levamos pede.

 

Mas será que esse é o melhor caminho?

Por um lado, mais pessimista, essa situação pode ser encarada como análoga a quando pedíamos para aquele nosso colega CDF na escola fazer nossa lição, ou até mesmo nossa prova. Por outro, otimista, é como se estivéssemos pedindo a ele não que fizesse por nós, mas que nos ajudasse a entender a matéria e as ideias ali presentes. Afinal, no exemplo citado acima, GetAbstract, a ideia é que o conteúdo seja lapidado por especialistas que vão torná-lo mais acessível e fácil de entender. Ainda vendo por este lado, compreensão leva ao interesse. Se você entende o assunto, as chances de ficar interessado e buscar saber mais são grandes.

 

E porque eu estou falando tudo isso?

Porque se esse é o cenário em que estamos vivendo, em reuniões, congressos, enfim, qualquer tipo de evento onde você precisa apresentar alguma ideia para alguém, seja para uma ou mil pessoas, deveríamos levar em conta o mesmo princípio. Entregar ao público somente o essencial e facilitar para que a informação seja compreensível e interessante é papel do apresentador. Nessa situação, você é o especialista. Vai dar trabalho chegar lá? Com certeza! Mas vale a pena. E se precisar de ajuda, é para isso que estamos aqui!

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

O professor provocador

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A super líder

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história conversada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A Era da Humanização

O ser humano foi feito pra se adaptar. Está no nosso instinto! Fomos feitos assim, pois temos diariamente que lidar com um mundo de impermanências. Absolutamente tudo à nossa volta e dentro de nós está em constante transformação: a natureza, o clima, os costumes, a moda, nosso corpo, tudo!

Ler mais