Tenho certeza de que o título acima despertou seu interesse. Ora, quem não seria atraído por tal promessa? Mas aqui vai um aviso: não, você não vai encontrar nenhuma receita de como fazer isso, pelo menos não aqui. Aprender as ideias principais de um livro em menos de 10 minutos é o que promete o site getAbstract, com o qual me deparei estes dias. Com o slogan “compressed knowledge” (conhecimento comprimido), o site permite, através de um serviço de assinatura, você receber em seu e-mail textos ou arquivos de áudio com resumos de livros que tratam dos mais atuais conceitos do mundo dos negócios. Mais sobre ele você vê no vídeo abaixo.

Mas se este texto não é sobre nenhuma receita milagrosa, também não é sobre o citado site, mas sim sobre esse movimento que notadamente vem se intensificando, bem representado pelo slogan conhecimento comprimido. É fato que, se por um lado temos mais acesso à informação e queremos (podemos) aprender mais, temos cada vez menos tempo para fazer isso. Assim, esse é o cenário ideal para que iniciativas como a do getAbstract, ou mesmo do nosso parceiro, MBA60 ganhem espaço. Queremos o conhecimento, mas o queremos rapidamente, de modo prático, didático, no ritmo que a vida que levamos pede.

Mas será que esse é o melhor caminho? Por um lado, mais pessimista, essa situação pode ser encarada como análoga a quando pedíamos para aquele nosso colega CDF na escola fazer nossa lição, ou até mesmo nossa prova. Por outro, otimista, é como se estivéssemos pedindo a ele não que fizesse por nós, mas que nos ajudasse a entender a matéria. Afinal, nos dois exemplos citados acima, GetAbstract e MBA60, a ideia é que o conteúdo seja lapidado por especialistas que vão torná-lo mais acessível e fácil de entender. Ainda vendo por este lado, compreensão leva ao interesse. Se você entende o assunto, as chances de ficar interessado e buscar saber mais são grandes.

E porque eu estou falando tudo isso? Bom, porque se esse é o cenário em que estamos vivendo, em reuniões, congressos, enfim, qualquer tipo de evento onde você precisa apresentar alguma ideia para alguém, seja para uma ou mil pessoas, deveríamos levar em conta o mesmo princípio. Entregar ao público somente o essencial e facilitar para que a informação seja compreensível e interessante é papel do apresentador. Nessa situação, você é o especialista. Vai dar trabalho chegar lá? Com certeza! Mas vale a pena. E se precisar de ajuda, é para isso que estamos aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Enviar comentário