fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Asu ocnamicuçõa feceitine é?

Luiz Grecov
@luizgrecov

Ao ler o título desse post, você provavelmente experimentou a sensação de não compreender uma mensagem e não saber o que fazer com ela. Quando a troca de informações não funciona, é assim que nos sentimos, sem saber o que fazer ou como agir. E, por incrível que pareça, isso acontece constantemente no ambiente corporativo. A […]

Ao ler o título desse post, você provavelmente experimentou a sensação de não compreender uma mensagem e não saber o que fazer com ela. Quando a troca de informações não funciona, é assim que nos sentimos, sem saber o que fazer ou como agir. E, por incrível que pareça, isso acontece constantemente no ambiente corporativo. A falha na comunicação é, ainda hoje, um dos principais fatores que levam à baixa produtividade. Além da falta de informações e conhecimento, a circulação de informações equivocadas pode gerar um ambiente de conflito e preocupação, que interfere diretamente no rendimento da equipe.

RadioCorredor

A charge acima ilustra bem os impactos que um boato pode causar aos colaboradores de uma empresa. E só existe espaço para boatos em ambientes com falhas nos processos de comunicação. Um dos primeiros passos para solucionar esse tipo de problema, é a adoção de uma postura transparente e clara por parte da diretoria e gestores. Quando os colaboradores têm fácil acesso às informações e conseguem compreendê-las, as chances de mal entendidos acontecerem caem bastante.

Outras situações corriqueiras são reuniões e apresentações em que a equipe sai sabendo menos do que sabia quando entrou. Isso pode acontecer porque os objetivos e expectativas não estão alinhados. Muitas vezes o que se diz, não é o que o outro entende ou mesmo o que quer saber. E o resultado é a inatividade, gerada pela falta de conhecimento sobre como agir.

Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que das 5 maiores preocupações de um CEO, 3 têm ligação direta com a comunicação. E são elas: Comunicar-se com mais eficiência, ouvir a equipe e desenvolver os talentos profissionais da empresa.

Enfim, os problemas de comunicação são um tema que sempre gera boas discussões. Se você ficou com vontade de se aprofundar no assunto, se quer descobrir se isso está acontecendo na sua empresa ou quer melhorar o entendimento entre os departamentos e acabar com os perigosos boatos, em Junho acontece o 18º Congresso de Comunicação Interna, uma ótima oportunidade para conversar sobre comunicação corporativa e tentar encontrar caminhos para melhorá-la. Estaremos lá com a palestra:

“O que você quer dizer X O que o outro quer saber”

Para mais informações ou para se inscrever, entre em contato pelo telefone 11 3017 6888 ou através do e-mail [email protected].

Indicados pela La Gracia têm 25% de desconto na inscrição. Aproveite e venha nos encontrar.

Ah! E é claro que não vamos te deixar perdido. Organizamos o título de outra forma:

Sua comunicação é eficiente?

Bem melhor, né?!

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais