La Gracia Humaniza

conteúdo

Asu ocnamicuçõa feceitine é?

Luiz Grecov
@luizgrecov

Ao ler o título desse post, você provavelmente experimentou a sensação de não compreender uma mensagem e não saber o que fazer com ela. Quando a troca de informações não funciona, é assim que nos sentimos, sem saber o que fazer ou como agir. E, por incrível que pareça, isso acontece constantemente no ambiente corporativo. A […]

Ao ler o título desse post, você provavelmente experimentou a sensação de não compreender uma mensagem e não saber o que fazer com ela. Quando a troca de informações não funciona, é assim que nos sentimos, sem saber o que fazer ou como agir. E, por incrível que pareça, isso acontece constantemente no ambiente corporativo. A falha na comunicação é, ainda hoje, um dos principais fatores que levam à baixa produtividade. Além da falta de informações e conhecimento, a circulação de informações equivocadas pode gerar um ambiente de conflito e preocupação, que interfere diretamente no rendimento da equipe.

RadioCorredor

A charge acima ilustra bem os impactos que um boato pode causar aos colaboradores de uma empresa. E só existe espaço para boatos em ambientes com falhas nos processos de comunicação. Um dos primeiros passos para solucionar esse tipo de problema, é a adoção de uma postura transparente e clara por parte da diretoria e gestores. Quando os colaboradores têm fácil acesso às informações e conseguem compreendê-las, as chances de mal entendidos acontecerem caem bastante.

Outras situações corriqueiras são reuniões e apresentações em que a equipe sai sabendo menos do que sabia quando entrou. Isso pode acontecer porque os objetivos e expectativas não estão alinhados. Muitas vezes o que se diz, não é o que o outro entende ou mesmo o que quer saber. E o resultado é a inatividade, gerada pela falta de conhecimento sobre como agir.

Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que das 5 maiores preocupações de um CEO, 3 têm ligação direta com a comunicação. E são elas: Comunicar-se com mais eficiência, ouvir a equipe e desenvolver os talentos profissionais da empresa.

Enfim, os problemas de comunicação são um tema que sempre gera boas discussões. Se você ficou com vontade de se aprofundar no assunto, se quer descobrir se isso está acontecendo na sua empresa ou quer melhorar o entendimento entre os departamentos e acabar com os perigosos boatos, em Junho acontece o 18º Congresso de Comunicação Interna, uma ótima oportunidade para conversar sobre comunicação corporativa e tentar encontrar caminhos para melhorá-la. Estaremos lá com a palestra:

“O que você quer dizer X O que o outro quer saber”

Para mais informações ou para se inscrever, entre em contato pelo telefone 11 3017 6888 ou através do e-mail comunicacao@informa.com.

Indicados pela La Gracia têm 25% de desconto na inscrição. Aproveite e venha nos encontrar.

Ah! E é claro que não vamos te deixar perdido. Organizamos o título de outra forma:

Sua comunicação é eficiente?

Bem melhor, né?!

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

JOY E HERON: compreensão além das palavras

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta.

Ler mais

DA PECUÁRIA, UMA MENSAGEM DE BEM-ESTAR

Descubra como um bom storytelling pode transformar o impacto da sua mensagem e gerar conexão com o público, trazendo identificação e emoção.

Ler mais

A compreensão tem que ser sistêmica

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Ler mais

A BATALHA DAS PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

A ação surge da compreensão. E está no encontro de perspectivas, a chave para conectar e engajar seu público de forma assertiva e eficaz.

Ler mais

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Números, por si só, não dizem nada! Nós que damos sentido a eles, ao darmos espaço para o público fazer parte da narrativa e, assim, se conectar e se engajar.

Ler mais