fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Asu ocnamicuçõa feceitine é?

Luiz Grecov
@luizgrecov

Ao ler o título desse post, você provavelmente experimentou a sensação de não compreender uma mensagem e não saber o que fazer com ela. Quando a troca de informações não funciona, é assim que nos sentimos, sem saber o que fazer ou como agir. E, por incrível que pareça, isso acontece constantemente no ambiente corporativo. A […]

Ao ler o título desse post, você provavelmente experimentou a sensação de não compreender uma mensagem e não saber o que fazer com ela. Quando a troca de informações não funciona, é assim que nos sentimos, sem saber o que fazer ou como agir. E, por incrível que pareça, isso acontece constantemente no ambiente corporativo. A falha na comunicação é, ainda hoje, um dos principais fatores que levam à baixa produtividade. Além da falta de informações e conhecimento, a circulação de informações equivocadas pode gerar um ambiente de conflito e preocupação, que interfere diretamente no rendimento da equipe.

RadioCorredor

A charge acima ilustra bem os impactos que um boato pode causar aos colaboradores de uma empresa. E só existe espaço para boatos em ambientes com falhas nos processos de comunicação. Um dos primeiros passos para solucionar esse tipo de problema, é a adoção de uma postura transparente e clara por parte da diretoria e gestores. Quando os colaboradores têm fácil acesso às informações e conseguem compreendê-las, as chances de mal entendidos acontecerem caem bastante.

Outras situações corriqueiras são reuniões e apresentações em que a equipe sai sabendo menos do que sabia quando entrou. Isso pode acontecer porque os objetivos e expectativas não estão alinhados. Muitas vezes o que se diz, não é o que o outro entende ou mesmo o que quer saber. E o resultado é a inatividade, gerada pela falta de conhecimento sobre como agir.

Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que das 5 maiores preocupações de um CEO, 3 têm ligação direta com a comunicação. E são elas: Comunicar-se com mais eficiência, ouvir a equipe e desenvolver os talentos profissionais da empresa.

Enfim, os problemas de comunicação são um tema que sempre gera boas discussões. Se você ficou com vontade de se aprofundar no assunto, se quer descobrir se isso está acontecendo na sua empresa ou quer melhorar o entendimento entre os departamentos e acabar com os perigosos boatos, em Junho acontece o 18º Congresso de Comunicação Interna, uma ótima oportunidade para conversar sobre comunicação corporativa e tentar encontrar caminhos para melhorá-la. Estaremos lá com a palestra:

“O que você quer dizer X O que o outro quer saber”

Para mais informações ou para se inscrever, entre em contato pelo telefone 11 3017 6888 ou através do e-mail [email protected].

Indicados pela La Gracia têm 25% de desconto na inscrição. Aproveite e venha nos encontrar.

Ah! E é claro que não vamos te deixar perdido. Organizamos o título de outra forma:

Sua comunicação é eficiente?

Bem melhor, né?!

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

O professor provocador

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A super líder

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história conversada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A Era da Humanização

O ser humano foi feito pra se adaptar. Está no nosso instinto! Fomos feitos assim, pois temos diariamente que lidar com um mundo de impermanências. Absolutamente tudo à nossa volta e dentro de nós está em constante transformação: a natureza, o clima, os costumes, a moda, nosso corpo, tudo!

Ler mais