O que é

Cocriação

Cocriação, como o próprio termo já diz, significa criar junto, ou seja, a partir de vários pontos de vista diferentes, chegar a um consenso, alinhando expectativas, desejos e necessidades.

Cocriar é abrir espaço para o diálogo, é envolver a todos na troca de experiências e, lá na frente, diminuir drasticamente o retrabalho na execução. Quando o desenho é feito de forma colaborativa,  seja para definir a cultura, valores e visão de uma empresa, seja para criar um evento, montar uma palestra ou tomar uma decisão, é possível enxergar o caminho e alinhar os processos de maneira muito mais clara para todos os envolvidos.

Assim, de cara, parece uma ideia maravilhosa. Mas pode ser algo difícil de implementar, principalmente se as pessoas tem dificuldade de ouvirem umas às outras e se sentem inibidas quando procuram expor suas ideias. Essas dificuldades aparecem quando temos um ambiente onde as hierarquias e egos falam mais alto. Fomos acostumados a impor nossas ideias e não a negociar.

Cocriação, como o próprio termo já diz, significa criar junto, ou seja, a partir de vários pontos de vista diferentes, chegar a um consenso, alinhando expectativas, desejos e necessidades.

Cocriar é abrir espaço para o diálogo, é envolver a todos na troca de experiências e, lá na frente, diminuir drasticamente o retrabalho na execução. Quando o desenho é feito de forma colaborativa,  seja para definir a cultura, valores e visão de uma empresa, seja para criar um evento, montar uma palestra ou tomar uma decisão, é possível enxergar o caminho e alinhar os processos de maneira muito mais clara para todos os envolvidos.

Assim, de cara, parece uma ideia maravilhosa. Mas pode ser algo difícil de implementar, principalmente se as pessoas tem dificuldade de ouvirem umas às outras e se sentem inibidas quando procuram expor suas ideias.

Essas dificuldades aparecem quando temos um ambiente onde as hierarquias e egos falam mais alto. Fomos acostumados a impor nossas ideias e não a negociar.

Em nossos modelos de educação, fomos “ensinados” a aprender sem questionar e não a construir conhecimento juntos, de forma colaborativa.

Porém, quando temos tantas pessoas trabalhando juntas em uma organização, fica quase impossível seguir modelos industriais, onde presidentes e diretores detinham todas as rédeas do negócio. Hoje, é latente o sonho da autonomia e do protagonismo em todos os níveis do negócio.

A comunicação humanizada e horizontal é uma ótima ferramenta para tornar isso possível, mas como fazer isso? Como vencer o ego e aprender a ouvir? Como criar um ambiente propício para que isso aconteça?

Por que nos interessamos por cocriação?

Ao envolver as pessoas e criar ambientes favoráveis à cocriação, abrimos o caminho para…
null
Desconstruir práticas, conceitos e pensamentos verticais, convencionais e engessados de comunicação…
null
Engajar as pessoas num modo de trabalho mais integrado e colaborativo…
null
Estimular o senso de participação, autonomia e o protagonismo…
null
Criar visão sistêmica…
null
Inovar e desenvolver soluções…
null
Diminuir retrabalho e agilizar execução…

Quer saber mais sobre sua cocriação?

Como usamos cocriação para ajudar pessoas e empresas a se comunicar melhor?

Consultoria

Entendemos como as realidades de quem precisa comunicar e do público se conectam para, então, cocriar estratégias e soluções eficazes para transformar ideias em ação.

FACILITAÇÃO

Criamos um ambiente seguro que permita a uma equipe, escolhida por você, trocar vivências e dialogar de forma empática e saudável. Juntos, vamos construir ideias, pensamentos, projetos e experiências mais alinhadas com a cultura e visão, tanto da empresa quanto das pessoas.

Após encontro, entregamos um relatório de planejamento com todas as etapas e ações que irão garantir a eficácia do resultado almejado.

Confira nosso conteúdo sobre Cocriação

Inteligência emocional no trabalho

Alguns termos surgem como ondas e ganham vida própria no mercado moderno. Inteligência emocional no trabalho é um caso claro. Um pouco distante das suas definições de origem, o termo guarda-chuva hoje acaba sendo muito utilizado para designar uma espécie de “preservação emotiva dentro do ambiente corporativo”. Traduzindo-se, mais ou menos, como a necessidade que um profissional…

Leia mais

Nósreka – O despertar para novos insights a partir da cocriação

“Duas cabeças pensam melhor do que uma”. Ou, ainda, várias cabeças pensam melhor do que uma. Poucos se atrevem a contestar o famoso ditame popular. Pelo menos até que as portas de aço e vidro que separam a rua dos ambientes corporativos sejam atravessadas. Lá dentro, ainda que muito se alardeie sobre o “senso de…

Leia mais

Empatia com o cliente

Seja no primeiro contato ou no pós-venda, quais são as ferramentas que você está utilizando hoje para garantir que o seu cliente esteja satisfeito com o atendimento? Talvez você tenha pensado, principalmente, em soluções tecnológicas como um sistema de CRM, apps, ou, até mesmo a inteligência artificial, com os chamados bots. Sem dúvida, esse tipo de…

Leia mais

Os benefícios de uma liderança mais empática

Como uma liderança mais humilde, acessível e pautada na empatia contribui para um ambiente de trabalho mais agradável, colaborativo e produtivo? Se você ocupa uma posição de liderança, ou se atua no departamento de RH ou Treinamento e Desenvolvimento de uma empresa, com certeza já percebeu o quanto o papel de um líder mudou e…

Leia mais

Inteligência Artificial: o que você sabe sobre ela e os impactos em seu negócio?

Recentemente, sentei com a Dora Kaufman, hoje uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre “Inteligência Artificial”. No papo, fiquei impressionada com as interferências que já estamos e ainda vamos sofrer nos próximos anos, em nossas vidas e negócios. Eu que trabalho com cocriação, por exemplo, fiquei maravilhada ao saber que em breve vou poder colocar um…

Leia mais

Como melhorar a empatia no atendimento?

Você certamente conhece a cena: é uma bela tarde, o sol está entrando pela janela, uma brisa leve refresca o clima; você acabou de comer a sua refeição preferida e vai se sentar no sofá para colocar suas séries em dia e relaxar um pouco. Quando, de repente não mais que de repente, o serviço fica…

Leia mais

As tecnologias de informação e comunicação estão permitindo um mundo mais colaborativo. Dessa forma, muitos passam a se questionar sobre seus papéis e propósitos dentro das empresas. Se fora delas todos são potenciais criadores, por que do lado de dentro é preciso continuar a ser um executor? É um desejo iminente das empresas entender esse momento e aproveitar todo o potencial criativo e de inovação que ele oferece. Para isso, é necessário uma mudança de mindset. É preciso desconstruir pensamentos, modelos, práticas e conceitos verticais, impositivos e engessados de comunicação, para construir uma nova abordagem, mais horizontal e dialogada, com base no “CONSTRUIR COM” e não no “FAZER PARA”.

Quando eu, como indivíduo, entendo de perto os desafios e participo ativamente da concepção das ideias e estratégias, tudo passa a fazer mais sentido e o envolvimento na busca pelo resultado é muito maior.

Quem já nos contratou

Quer ajuda para se comunicar?
Receba nossas dicas!