Ao começar uma apresentação você abre o PowerPoint e escreve no primeiro slide que aparece? Então nossas dicas vão facilitar bastante a sua vida!
Não é só você que faz isso. Muita gente, ao começar uma apresentação, abre o PowerPoint (ou qualquer outra ferramenta de apresentações) e começa, bom, do começo. Slide 1, título, slide 2, resumo, slide 3… hum, será que coloco um resumo? Ou melhor aqui inserir uma imagem? E se eu colocar o título em cima da imagem? Esquece, melhor já começar com o gráfico principal. Ou…
Bom, nem precisamos dizer que, por mais óbvio que possa parecer começar uma apresentação pelo primeiro slide, não é por aí que você deve iniciar. Mas por onde então? Pelo roteiro!
Pois é, roteiro. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas antes de sair fazendo slides por aí, o primeiro passo é pensar no roteiro da sua apresentação.
1. Evitar o efeito “Frankenstein”
Ao final desse processo, me deparo com 30, 40, 100 slides totalmente desconectados. E aí começa o maior trabalho de todos: tentar, desesperadamente, costurar o frankenstein que foi criado.
Não seria bem mais fácil se, antes de partir para os slides, você tivesse limpado os excessos, organizado o conteúdo, adaptado a linguagem, deixado a mensagem mais fácil de entender? Pois é, todas providências que só um bom roteiro pode garantir. Orientação, guia, esquema, o roteiro é o esqueleto do conteúdo. Ele ajuda a definir quais serão os assuntos abordados, a ordem em que esses assuntos entram na história e sua importância na ação.
2. Criar sentido para o público
- Quem é o público-alvo da apresentação?
- O que já sabem sobre o assunto e o que querem saber?
- O que você quer que eles saibam?
- O que essa apresentação significa para elas?
- Você espera alguma ação ou mudança de comportamento? Qual?
- Qual o objetivo principal da apresentação?
- Quais conflitos / dúvidas / problemas precisam ser resolvidos?
- Qual a mensagem principal?
- O que essa apresentação significa para você?