fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Como começar uma apresentação?

La Gracia Humaniza
@lagracia

Você começa suas apresentações abrindo o PowerPoint e escrevendo no primeiro slide? Olha... acho que nossas dicas vão facilitar bastante a sua vida! A primeira delas? Ao começar uma apresentação, entenda antes a importância do roteiro!

Ao começar uma apresentação você abre o PowerPoint e escreve no primeiro slide que aparece? Então nossas dicas vão facilitar bastante a sua vida!

Não é só você que faz isso. Muita gente, ao começar uma apresentação, abre o PowerPoint (ou qualquer outra ferramenta de apresentações) e começa, bom, do começo. Slide 1, título, slide 2, resumo, slide 3… hum, será que coloco um resumo? Ou melhor aqui inserir uma imagem? E se eu colocar o título em cima da imagem? Esquece, melhor já começar com o gráfico principal. Ou…

Bom, nem precisamos dizer que, por mais óbvio que possa parecer começar uma apresentação pelo primeiro slide, não é por aí que você deve iniciar. Mas por onde então? Pelo roteiro!

Spock sendo surpreendido

Pois é, roteiro. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas antes de sair fazendo slides por aí, o primeiro passo é pensar no roteiro da sua apresentação

 
Por quê? Veja 3 razões para começar uma apresentação pelo roteiro!
 

1. Evitar o efeito “Frankenstein”

Ao começar uma apresentação, pense no roteiro
Tenho que começar uma apresentação, então o que eu faço?
– Abro o primeiro slide do PPT e começo a digitar o título;
– Transformo textos em tópicos (com bullet points);
– Coloco uma ideia em cada slide (porque li isso em algum lugar);
– Uso no máximo 7 frases por slide e no máximo 7 palavras por linha;
– Abro uma apresentação antiga e copio e colo uns slides legais;
– A cada novo slide, vou pra internet e busco uma imagem bacaninha (como isso leva um tempo, quando volto para o próximo slide já esqueci o que estava pensando…).
 

Ao final desse processo, me deparo com 30, 40, 100 slides totalmente desconectados. E aí começa o maior trabalho de todos: tentar, desesperadamente, costurar o frankenstein que foi criado.

Não seria bem mais fácil se, antes de partir para os slides, você tivesse limpado os excessos, organizado o conteúdo, adaptado a linguagem, deixado a mensagem mais fácil de entender? Pois é, todas providências que só um bom roteiro pode garantir. Orientação, guia, esquema, o roteiro é o esqueleto do conteúdo. Ele ajuda a definir quais serão os assuntos abordados, a ordem em que esses assuntos entram na história e sua importância na ação.

 

2. Criar sentido para o público

Ao montar um roteiro você consegue definir melhor o conteúdo antes de começar uma apresentação
Quando você começa a pensar no roteiro da sua apresentação, as respostas para algumas questões torna-se fundamentais:
Sobre o público
  • Quem é o público-alvo da apresentação?
  • O que já sabem sobre o assunto e o que querem saber?
  • O que você quer que eles saibam?
  • O que essa apresentação significa para elas?
  • Você espera alguma ação ou mudança de comportamento? Qual?
Sobre o objetivo da apresentação
  • Qual o objetivo principal da apresentação?
  • Quais conflitos / dúvidas / problemas precisam ser resolvidos?
  • Qual a mensagem principal?
  • O que essa apresentação significa para você?
Ao sair do PowerPoint e partir para o Word ou mesmo uma folha de papel, você se liberta das amarras e restrições do software e começa a pensar no que realmente importa para que sua mensagem faça sentido para o público e para que você alcance seu objetivo. É o cruzamento dessas informações que te permitirá criar sentido para sua mensagem.

 

3. Envolver, gerar compreensão e ação

É durante o roteiro que você planeja a história que quer contar antes de começar uma apresentação
Sem compreensão, não há interesse e, muito menos ação. Um bom roteiro transforma conteúdos densos e complexos em histórias simples, compreensíveis e interessantes. Acende os momentos mais importantes da história para causar nas pessoas emoções e vontade de continuar adiante.
 
Um roteiro bem construído pode até mesmo eliminar a necessidade de usar slides em sua apresentação. E caso os slides sejam indispensáveis, o roteiro garante que os slides estejam alinhados ao objetivo principal de uma apresentação eficiente: facilitar a compreensão e inspirar pessoas a agir.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais