Matéria publicada originalmente em ANotícia
Joyce Baena,
Sócia e fundadora da La Gracia, consultoria de comunicação corporativa
Oferecer oportunidades de capacitação para os colaboradores não é só estratégico para uma empresa, que se fortalece na busca por seus objetivos, é também um recurso poderoso e cada vez mais necessário para reter talentos.
Porém, com a agilidade com que o mercado vem sofrendo mudanças e a necessidade de produzir resultados rapidamente, “acertar na mão” não é tão simples assim.
Treinamentos mal avaliados, falta de engajamento e baixa procura são alguns dos problemas enfrentados pelos recrutadores.
De que forma, então, elaborar um treinamento eficiente? O desafio já começa na escolha do tema. Antes de qualquer decisão, é necessário levantar informações e dividi-las com o fornecedor que vai oferecer o treinamento: perfis e necessidades dos colaboradores, bem como suas expectativas.
Esse levantamento pode ser feito por meio de uma pesquisa geral ou até mesmo conversas individuais dos gestores com seus colaboradores. Nesse último caso, não só para entender o que eles esperam, mas também para deixar claro o que a empresa espera deles.
Quando um colaborador entende claramente suas deficiências e o que precisa ser melhorado, além de conseguir perceber que a organização está investindo em sua melhoria, o engajamento é consequência.
Elaborar um treinamento eficiente demanda também atenção a algumas particularidades da educação para adultos, como conteúdo conciso, com o objetivo claro a ser cumprido; exercícios que tragam a realidade dos participantes para dentro da sala; e interatividade, pois muitos adultos gostam de se sentir parte do processo e expor o seu ponto de vista.