fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Como fazer uma apresentação simples e impactante

Luiz Grecov
@luizgrecov

Em um mundo onde somos bombardeados por informações, imagens e dados o tempo todo, será que é possível gerar impacto com uma apresentação sobre ‘nada’? E se essa apresentação tiver como objetivo convencer uma platéia de executivos a investir milhões? Pode parecer absurdo, mas se o ‘nada’ for o conceito que mais fortalece a sua […]

como-fazer-uma-apresentacao-simples-e-impactante

Em um mundo onde somos bombardeados por informações, imagens e dados o tempo todo, será que é possível gerar impacto com uma apresentação sobre ‘nada’? E se essa apresentação tiver como objetivo convencer uma platéia de executivos a investir milhões?

Pode parecer absurdo, mas se o ‘nada’ for o conceito que mais fortalece a sua mensagem principal, pode ser a chave para uma comunicação impactante e bem sucedida.

Foi assim, com uma apresentação de apenas 5 slides simples, com textos brancos sobre um fundo preto, e um discurso estratégico de 40 minutos pautado pelo ‘nada’ que um empreendedor israelense deu um show de apresentação, conseguindo nada mais nada menos que 2 milhões de dólares para investir em… nada.

Itay Adam sabia muito bem o desafio que tinha pela frente: convencer uma audiência altamente crítica e exigente de que ele, um empreendedor com 22 anos de experiência em marketing online, merecia crédito, mesmo sem ter nenhuma empresa, nenhum produto, nenhum projeto.

Para tanto, ele se inspirou em um episódio do seriado Seinfield – uma série sobre o nada – e, com a ajuda de um roteirista profissional, construiu uma narrativa estratégica em tom bem humorado para transformar seu aparente ‘problema’ em ‘oportunidade’. Afinal de contas, ‘nada’ pode significar ‘tudo’, certo?


No episódio citado, George Constanza e Seinfeld discutem a apresentação da ideia de um seriado “sobre nada” para a emissora NBC. Metalinguagem?

Para sorte do empreendedor, uma companhia londrina de private equity respondeu que sim. Eles apostaram na ideia de que sem um projeto específico definido há a chance de descobrir a mais interessante dentre todas as possibilidades. O importante mesmo é ter conhecimento de causa e pensamento inovador para planejar, além da condição financeira adequada para empreender. A apresentação simples e impactante de Itay os convenceu de que uma empresa de sucesso é consequência desses fatores.

“Ninguém sabe o que a próxima grande ideia vai ser, é tudo apenas especulação. Meu objetivo é construir uma equipe de 5 a 6 pessoas, todos veteranos com experiência comprovada, todos com idade superior a 35 anos, para criar essa próxima grande coisa, seja ela qual for.” Afirma o empreendedor.

Novamente o conteúdo se prova mais essencial do que a forma, tanto na proposta inovadora de Itay, quanto em sua apresentação. Só mesmo um bom roteiro estratégico aliado a um apresentador carismático e bem preparado para inspirar pessoas a enxergarem que ‘nada’ também pode ser algo extremamente valioso.

A apresentação utilizada por Itay Adam

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais

A La Gracia ainda faz apresentações?

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado. No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações […]

Ler mais

Você pode abrir a câmera, por favor?

A fotógrafa Ilana Bessler dá dicas sobre enquadramento, iluminação e construção de imagem para todas as lives, reuniões online e videoconferências que se intensificaram no nosso cotidiano.

Ler mais

Como provocar um líder diretivo a se tornar mais empático e construtivo?

Eu poderia começar esse artigo dando uma resposta simples: use as necessidades do líder como ponto de partida para a transformação. Mas, como colocar isso em prática?

Ler mais

La Gracia News de abril: quando a vida pessoal e profissional se misturam

Com nossa vida pessoal mais misturada do que nunca com a rotina profissional, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Ler mais