fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Como inspirar pessoas através de um discurso

La Gracia Humaniza
@lagracia

Em nossos cursos falamos sobre a importância de pensar e estruturar nossas ideias para conseguirmos, de fato, transmiti-las ao público. Para ajudar na visualização, sempre analisamos casos reais. Aqui, falamos sobre o discurso feito pelo escritor Neil Gaiman.

Em nossos cursos falamos sobre a importância de pensar e estruturar nossas ideias para conseguirmos, de fato, transmiti-las ao público. Para ajudar na visualização, sempre analisamos casos reais. Aqui, falamos sobre o discurso feito pelo escritor Neil Gaiman.

Vamos começar com o discurso feito pelo escritor Neil Gaiman, na formatura de uma das turmas da University of the Arts, na Filadélfia, em 2012 e que foi considerado por muitos, principalmente pelos fãs do escritor, como um dos discursos mais inspiradores da história. O estímulo foi tamanho que um designer transformou as palavras em um livro, chamado “Faça boa arte”.

Mas vamos ao discurso!


ATRAINDO A ATENÇÃO DO PÚBLICO

Logo de cara, percebam que algo chama a atenção. Gaiman começa com informações que geram curiosidade no publico e que são de certa forma, uma provocação. Diante de uma turma de formandos, dentro de uma universidade, ele diz:

“Eu nunca realmente esperei me encontrar dando conselhos para pessoas se graduando em um estabelecimento de ensino superior. Eu nunca me graduei em um desses estabelecimentos. E nunca nem comecei um. Eu escapei da escola assim que pude, quando a perspectiva de mais quatro anos de aprendizados forçados, antes que eu pudesse me tornar o escritor que desejava ser, era sufocante”.

Nesse momento, Gaiman consegue a atenção dos que estavam sentados alí. E esse é o papel da sua introdução, atrair e reter o olhar do público. Deixar a plateia em um estado de “ok, estou te ouvindo…”.


TRAZENDO RELEVÂNCIA AO ASSUNTO

Logo depois, vejam como ele conta um pouco da sua trajetória e lembra o público sobre quem ele é enquanto traz crédito a tudo o que vai dizer a seguir.
Esse pode ser considerado o cenário. Ao final desse cenário, Gaiman dá relevância ao seu discurso e desperta a vontade no público em saber o que ele tem para contar quando fala:

“Então, pensei em contar para vocês tudo que eu gostaria de ter sabido quando comecei…”

Vejam como ele consegue gerar curiosidade:

“…E também em dar o melhor conselho que já recebi, o qual falhei completamente em seguir”.

 

CONTANDO SUA PRÓPRIA HISTÓRIA

Com a plateia preparada e, mais importante, ansiosa para receber tudo o que ele tinha para dizer, o conteúdo começa a ser passado. Gaiman faz uma lista de seis itens que considera aprendizados essenciais para todo artista e argumenta, com fatos de sua própria história, confirmando sua eficácia. Por exemplo, quando ele diz:

“…Em quarto, eu espero que vocês cometam erros. Se vocês estão cometendo erros, significa que vocês estão por aí fazendo algo. E os erros em si podem ser úteis. Uma vez escrevi Caroline errado, em uma carta, trocando o A e o O, e eu pensei, “Coraline parece um nome real…””. (Coraline é o nome de seu livro que deu origem ao filme de animação)


CONECTANDO-SE COM A PLATEIA

A sequência de conselhos vai construindo o sentido daquele discurso, a mensagem principal, o que ele quer que fique gravado para aqueles alunos. E aí chegamos ao ponto principal dessa apresentação, cada palavra foi dita pensando no público que a receberia. Todo o conteúdo foi construído com base no momento vivido por aqueles formandos e no que seria, de fato, importante para eles. Entrar para uma faculdade implica uma série de responsabilidades, regras, burocracias, estudos e técnicas que são absorvidos, mas o que Gaiman faz nesse momento é oferecer conhecimentos que não são ensinados na escola, conhecimentos que talvez eles só tivessem depois de anos de vivência e, mais importante, ele lembra cada um daqueles alunos o motivo de terem escolhido aquele curso: Fazer boa arte.


ENTREGANDO O QUE O PÚBLICO QUER

Para finalizar, o escritor oferece o que o público mais quer. A insegurança é muito natural quando entramos para o mercado de trabalho, quando passamos a ser profissionais, e o que todos queremos nesse momento, é uma palavra que nos tranquilize e nos devolva confiança. E é aí que um escritor de sucesso olha para os recém-formados e diz:

“…E agora vão, e cometam erros interessantes, cometam erros maravilhosos, façam erros gloriosos e fantásticos. Quebrem regras. Façam do mundo um lugar mais interessante por vocês estarem aqui. Façam boa arte”.

A sua conclusão deve fixar a mensagem que você quer que seja lembrada e também ajudar as pessoas a agir e tomar decisões. Todo discurso é um meio e não um fim e por isso, deve promover ações.

Agora, vá e faça boa arte em seus discursos.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

O professor provocador

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A super líder

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história conversada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A Era da Humanização

O ser humano foi feito pra se adaptar. Está no nosso instinto! Fomos feitos assim, pois temos diariamente que lidar com um mundo de impermanências. Absolutamente tudo à nossa volta e dentro de nós está em constante transformação: a natureza, o clima, os costumes, a moda, nosso corpo, tudo!

Ler mais