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Como montar uma convenção de vendas?

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A convenção de vendas é uma estratégia usada por muitos negócios para alinhar resultados e metas, além de ajudar a manter a equipe motivada. Aprenda como montar esse tipo de evento e confira dicas para engajar o seu público antes, durante e após a convenção.

Aprenda como montar uma convenção de vendas na sua empresa e confira dicas para engajar o seu público antes, durante e após o evento.

Você já pensou em realizar uma convenção de vendas na sua empresa? Esse tipo de evento é uma estratégia usada por muitos negócios para alinhar resultados e metas, além de ajudar a manter a equipe motivada.

Montar uma convenção requer muito trabalho e planejamento, mas pode trazer efeitos bastante positivos para a sua empresa. Confira as dicas que a Sympla separou com tudo que você precisa saber sobre uma convenção de vendas.

Dicas de como montar uma convenção de vendas

O que é uma convenção de vendas?

A convenção de vendas é um tipo de evento corporativo realizado em muitas empresas. O objetivo é reunir os colaboradores para analisar os resultados alcançados e estabelecer novos objetivos – ou seja, entender tudo que aconteceu e alinhar as expectativas e metas de vendas para o futuro. Também é o momento de promover a integração de toda a equipe e engajar os funcionários.

Normalmente, a empresa escolhe um local para receber todos os colaboradores e planeja uma programação de um a três dias – tudo depende do objetivo do evento e do orçamento disponível. Isso pode incluir palestras, treinamentos e workshops.

 

Por que fazer uma convenção de vendas na minha empresa?

A convenção de vendas pode gerar muitos resultados positivos para a sua empresa. Focado no crescimento do negócio, o evento é ótimo para analisar resultados, propor novos desafios e motivar a equipe.

Além de ser importante para que os colaboradores estejam alinhados com os objetivos da empresa, o evento é uma boa ocasião para a troca de informações e experiências. Os colaboradores têm a oportunidade de interagir e se conhecer melhor, e o resultado disso é uma equipe mais unida e com comunicação mais fluida.

O evento também é importante para valorizar o trabalho das pessoas e mostrar como cada um é essencial para o funcionamento da empresa. Assim, os colaboradores se sentem mais motivados a traçar estratégias e trabalhar para alcançar as metas estabelecidas.

A convenção de vendas é um evento que pode ser realizado por diversos tipos de empresas, de todos os tamanhos e segmentos. Se for bem organizada, ela pode até se tornar um evento anual 🙂

 

Como montar uma convenção de vendas?

Agora que você já sabe o que é uma convenção de vendas e sua importância para empresa, confira 4 dicas de como montar uma convenção de vendas:

 

1 – Tenha objetivos claros na hora do planejamento do evento

Para que a sua convenção de vendas seja um sucesso, a dica é começar o planejamento com antecedência – e o primeiro passo é definir qual será o tema da convenção. Isso permite que você tenha um objetivo claro na hora de tomar as principais decisões. Com o tema definido, você poderá estabelecer quais assuntos serão abordados, as palestras, qual será a programação e atividades do evento, e quais serão os dados e metas a serem abordados durante a convenção.

 

2 – Organização é fundamental

Depois que você já definiu qual será o tema da convenção de vendas, chegou a hora de pensar nos outros detalhes que vão proporcionar uma experiência única para os colaboradores da empresa.

Um ponto fundamental que não pode ficar de fora do seu planejamento, é o orçamento do evento. Tenha em mente que o tamanho do evento precisa ser proporcional à verba disponível para a sua realização. Então, seja criativo e alie boas ideias ao orçamento!

A partir do orçamento estipulado, você pode seguir para as outras etapas da organização:

  • Qual será a duração do evento;
  • Escolher um local para o evento;
  • Pesquisar e contratar os fornecedores;
  • Haverá entrega de brindes para os convidados? Se sim, você não pode esquecer de incluir isto no orçamento;
  • Como os colaboradores chegarão ao evento? Pense nas opções de transporte e se elas serão custeadas pela empresa;
  • Divulgação! Mesmo sendo um evento voltado para o público interno da empresa, a forma como você divulga a convenção para seus colaboradores é muito importante;
    Planejar as ações e atividades que acontecerão no evento.

Para facilitar, faça um check-list de todos os itens e atividades necessárias para a realização do evento. Ele vai te ajudar a ter um controle maior sobre tudo que precisa ser organizado. Assim, você também consegue acompanhar o que já foi feito, o que ainda falta e se está tudo dentro do prazo planejado.

 

3 – Planeje as atividades da convenção de vendas

O sucesso de uma convenção de vendas está diretamente ligado à experiência das pessoas. Por isso, pensar nos detalhes de cada atividade realizada durante o evento é essencial. Nesse passo, você deve definir a programação do evento com base no tema e objetivo do evento, por exemplo:

  • Palestras motivacionais;
  • Treinamentos e workshops;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Apresentação dos resultados e metas;
  • Rodas de conversas e debates;
  • Lançamento de novos produtos;
  • Atividades ao ar livre, jogos e competições.

Lembrando que o evento não precisa ser exclusivamente interno, você pode convidar palestrantes que são referência na área ou até mesmo clientes e parceiros para falar um pouco de suas experiências.

Além das palestras e do alinhamento da equipe, normalmente em uma convenção de vendas é importante separar um momento de descontração e comunicação para os colaboradores. Então, inclua no seu planejamento um espaço para fazer um coffee break ou happy hour. São nesses momentos que a equipe vai interagir e ficar mais entrosada.

 

4 – Engaje o seu público

O engajamento é outro passo importante na hora de montar uma convenção de vendas. Afinal, não adianta levar todos os colaboradores da empresa para o local do evento sem que eles estejam engajados com o que está acontecendo no evento. Por isso, a comunicação antes, durante e depois do evento não pode ser esquecida.

É preciso investir em divulgar a sua convenção de vendas internamente.

Antes do evento, você precisa estimular e engajar o seu público a participar. Mesmo que a participação dos colaboradores seja obrigatória, você pode criar estratégias para deixar as pessoas empolgadas e esperando ter uma boa experiência na convenção. Use e abuse dos meios de comunicação internos da empresa para divulgar a convenção, as atividades e atrações.

Muitas pessoas podem ter a ideia de que uma convenção de vendas é um evento chato e burocrático. Então, quebre essa expectativa! Planeje uma programação que agregue conhecimento e crie experiências únicas para os participantes. Valorize a empresa e o seus produtos, para que as pessoas saibam que estão trabalhando com as melhores estratégias de vendas, e deixe claro que elas não estão sozinhas, que terão apoio e suporte da companhia.

Assim, os participantes vão sair da convenção estimulados para colocar em prática tudo que aprenderam e alcançar as metas estabelecidas pela empresa, além de criar uma boa expectativa para os próximos eventos.

 

Gostou de saber mais sobre a convenção de vendas e dos resultados que ela pode trazer para a sua empresa? Agora, você pode colocar nossas dicas em prática e montar uma ótima convenção 🙂

 

Esse texto foi escrito por Débora Nunes, produtora do blog da Sympla, a maior plataforma de eventos do Brasil.

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