fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Comunicação didática, entendeu?

Ed Conde
@edconde

No mundo corporativo são várias as atividades e ações que podem e precisam passar pelo mesmo processo de “didatização”. Comunicação interna, reuniões, apresentações, treinamentos, atendimentos, comunicações com clientes e materiais de divulgação são apenas alguns exemplos.

Quais são os aspectos e características que podem ser trabalhados e aprimorados para tornar nossa comunicação didática, principalmente no mundo corporativo?

Todos nós, quando precisamos tomar um medicamento, já passamos pela experiência angustiante de tentar ler e entender uma bula, cuja função é oferecer informações sobre a composição do medicamento, contraindicações, uso, etc. Certamente, não é o que chamaríamos de comunicação didática.

“O conteúdo está todo lá, com riqueza de detalhes e não faltam informações sobre o medicamento”

Só que, além de uma lupa, precisamos de um dicionário de termos médicos e científicos para entender alguma coisa, isso quando conseguimos localizar em que parte do material está a dúvida que queremos esclarecer.

Isso começou a mudar. A Anvisa determinou que as bulas devem ser “didatizadas” para o consumidor. E o que isso significa?

Basic CMYK

  • Layout mais atraente
  • Localização imediata das informações
  • Utilização de letras maiores
  • Apresentação do conteúdo em forma de perguntas
  • Adequação de linguagem para públicos leigos
  • Redação mais simples
  • Informação “com sentido” para o consumidor
  • Elaboração de duas bulas: uma para o profissional especializado e outra para o consumidor
  • Contatos para esclarecimentos de dúvidas
  • Uso de imagens e esquemas para facilitar o entendimento

Esses são apenas alguns aspectos e características que podem  ser trabalhados e aprimorados quando se pretende tornar nossa comunicação mas didática em qualquer situação.

 

E no mundo corporativo, quais são as medidas que podemos tomar para uma comunicação mais didática?

No mundo corporativo são várias as atividades e ações que podem e precisam passar pelo mesmo processo de “didatização”: comunicação interna, reuniões, apresentações, treinamentos, instruções, atendimentos, demonstrações, comunicações com clientes, vendas consultivas, materiais de divulgação, etc.

Didatizar informações e comunicações só traz benefícios ao mundo corporativo:

Da mesma maneira que na publicidade cria-se e planeja-se para persuadir, seduzir e influenciar, na comunicação didática cria-se e planeja-se para facilitar a compreensão e a aprendizagem.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

O professor provocador

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A super líder

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história conversada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A Era da Humanização

O ser humano foi feito pra se adaptar. Está no nosso instinto! Fomos feitos assim, pois temos diariamente que lidar com um mundo de impermanências. Absolutamente tudo à nossa volta e dentro de nós está em constante transformação: a natureza, o clima, os costumes, a moda, nosso corpo, tudo!

Ler mais