fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Comunicação em tempos de corona. Como você está se sentindo?

La Gracia Humaniza
@lagracia

Como você está se sentindo? Em meio a tanta informação sobre o corona, tantos alertas e adaptações às pressas, é importante que a gente faça essa pergunta para os outros e para nós mesmos.

Como você está se sentindo? Em meio a tanta informação sobre o corona, tantos alertas e adaptações às pressas, é importante que a gente faça essa pergunta para os outros e para nós mesmos. 

Neste momento, todo o mundo sofre. Em maior ou menor grau, há uma angústia e uma insegurança a cada novo caso do corona, a cada nova diretriz. E, embora a comunicação entre pessoas sempre mereça atenção, é em momentos mais densos e tensos que percebemos que muitas reações e resultados dependem não só do que comunicamos mas de como comunicamos.

como se comunicar em tempos de corona

Assim, neste texto, gostaríamos de comunicar todas as medidas que tomaremos neste período (algumas já em prática) e as ações que, conjuntamente, optamos por disponibilizar na intenção de acolher e ajudar da forma que podemos.

“Não tenho medo de ser contaminada com o corona. Me preocupo com minha mãe, em Guarapari.”

“Sinto o peso da responsabilidade sobre cada colaborador aqui diante da incerteza do nosso futuro.”

“Não sei quando vou voltar a ver meu irmão. Ele acabou de machucar o pé e, pra piorar, os voos para Nova York estão cancelados.”

“Estou bipolar. Tem hora que sou otimista em relação ao corona e tem hora que sinto medo e dúvida.”

“As pessoas olham pra mim como se eu fosse a transmissora, só porque estou no grupo de maior risco. Estou indignada.”

 

“Como você está se sentindo?”

Foi com essa pergunta que iniciamos nossa reunião interna na segunda-feira, 16 de março de 2020, onde falamos sobre os impactos do atual momento que estamos vivendo em nosso negócio. Assim, enxergamos as pessoas e suas emoções antes de sair falando de prognósticos e ações práticas.

Cada gracioso falou sobre seus conflitos pessoais e profissionais com transparência e liberdade. Ainda que as preocupações dominantes fossem com a família, o emprego e as finanças, a segurança, o estoque de comida e (sim!) de papel-higiênico, cada história era única e merecia ser ouvida.

 

Então, de verdade, como você está?

Tudo bem se estiver mais ou menos. Tudo bem se as coisas estiverem um pouco confusas e você se encontre tendo que se adaptar a mudanças não tão bem-vindas, em casa e no trabalho.

É, de fato, um momento de ajustes. Com a chegada do novo coronavírus no Brasil, além de todas as incertezas, os medos e mesmo saturação de informações, vivemos também transformações em nossa rotina, em especial na maneira como interagimos e nos comunicamos.

Com o corona, precisamos nos comunicar de outras maneiras

Para quem está na posição de líder precisa ponderar muitas variáveis, tomar as decisões mais difíceis e, ainda, pensar em não causar problemas maiores ou, ainda, pânico. Não é fácil.

Já colaboradores têm que lidar com o fato de não ter todas as informações ou todo o conhecimento para se tranquilizar e se adaptar a mudanças expressivas do dia pra noite, como a adoção do home office, por exemplo. Também não é fácil.

 

Nós te ajudamos a enxergar sem ver

Quando perdemos a visão presencial do outro, o escrever, o falar e o ouvir se tornam ainda mais importantes, em especial quando o objetivo é engajar, tranquilizar e se comunicar de uma maneira que a mensagem faça sentido para o outro.

Assim, quando o que a La Gracia oferece se mostra mais relevante do que nunca, nossa equipe está mobilizada a ajudar da maneira que pudermos. Desse encontro na segunda, que comentei acima, surgiram então algumas medidas:

A partir do dia 17/03, alteramos todos os nossos compromissos presenciais para online e passamos a adotar a prática de home office de maneira integral. Assim, toda a equipe poderá realizar suas atividades de casa, sem interromper os trabalhos, ao mesmo tempo em que exercemos nossa responsabilidade, como empresa, de proteger a nós e aos outros buscando conter a proliferação do vírus.

 

Entre em contato conosco

Continuamos na ativa para atender e acolher quem for preciso, seja por telefone, WhatsApp ou videoconferência. Aqui estão os contatos:

Equipe Comercial e Atendimento
Natalia Bastos: 11 98402-5006 | [email protected]
Alexandre Pinheiro: 11 94038-7920 | [email protected]
Entendem sua necessidade, apresentam nossas soluções (oficinas presenciais, EAD, consultoria, palestras/webinars e PPT) e elaboram propostas.

Relacionamento e Novos Negócios
Lia Rodrigues: 11 94233-1732 | [email protected]
Vai te acolher, trocar ideias, contar cases e agendar uma conversa para falar sobre algum desafio de comunicação que você enfrenta em sua empresa.

Produção de Oficinas e EAD
Gabi Belnuovo: 11 97216-7036 | [email protected]
Cuida da realização de turmas presenciais e online, seja na plataforma da La Gracia ou hospedando nosso curso na plataforma da contratante.

Financeiro
Lucelia Lobo: [email protected]
Maria Fernanda: [email protected]
Tratam de assuntos financeiros como: pagamentos, emissão de notas, cadastro, condições de pagamento, entre outros

 

Do presencial para o online

Em um momento que os desafios de comunicação tendem a aumentar, todas experiências (cursos, mentorias, palestras…) que oferecemos presencialmente poderão ser realizadas de modo virtual, com as devidas adaptações.

Vamos praticar um desconto significativo nos valores dos nossos cursos online. É momento de se recolher mas não de estagnar. Precisamos nos manter conectados e em movimento. O ambiente digital é perfeito para dar andamento aos planos de capacitação e aprendizado. Em nossa plataforma é possível comprar acessos individuais dos cursos “Plá!” e “Experiência Con.tato” pela metade dos preços atualmente praticados. Fale conosco para descontos na compra de pacotes ou implantação em plataforma própria (scorm), inclusive do curso inédito “O Povo Contra o PPT”, a ser lançado no próximo mês.

Condições especiais para pagamentos até 15 de abril na contratação de soluções presenciais a serem realizadas ao longo de 2020. Ainda que nossas rotinas estejam de pernas para o ar, nossas necessidades e desafios de antes não somem de uma hora para outra. Se você, como nós, está otimista que as coisas voltarão ao normal (ainda que muita coisa mude) em breve, e quer se preparar para esse momento, fale com nossa equipe de atendimento.

 

Conteúdo focado em ajudar neste momento

Iniciamos a divulgação de uma série de vídeos curtos nos quais traremos possíveis saídas para dificuldades de comunicação enfrentadas a partir do distanciamento social e trabalho remoto, prática já adotada por centenas de empresa por todo o país. Você pode assistir clicando aqui.

Por fim, nesta semana, ainda, iniciaremos o envio de uma newsletter semanal com links interessantes, comentários nossos sobre a atual situação, sobre o corona, além de outras coisas que julgarmos relevantes e que possam contribuir de algum modo.

Independentemente do futuro, temos que manter a energia pra cima e, de modo algum, estagnar. Os próximos meses serão determinantes para muitas pessoas e negócios. Pode ser que com o corona nada mude tanto, mas também podemos nos ver em uma realidade totalmente diferente. Seja como for, durante esse período, queremos que você saiba que ainda estamos aqui para contribuir e seguir mostrando que o diálogo, a empatia e a cocriação são o melhor caminho, em qualquer situação.

Um abraço, mesmo que de longe. E não esqueça de lavar bem as mãos!

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais

A La Gracia ainda faz apresentações?

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado. No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações […]

Ler mais

Você pode abrir a câmera, por favor?

A fotógrafa Ilana Bessler dá dicas sobre enquadramento, iluminação e construção de imagem para todas as lives, reuniões online e videoconferências que se intensificaram no nosso cotidiano.

Ler mais

Como provocar um líder diretivo a se tornar mais empático e construtivo?

Eu poderia começar esse artigo dando uma resposta simples: use as necessidades do líder como ponto de partida para a transformação. Mas, como colocar isso em prática?

Ler mais

La Gracia News de abril: quando a vida pessoal e profissional se misturam

Com nossa vida pessoal mais misturada do que nunca com a rotina profissional, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Ler mais