fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

A Comunicação Que Faz Sentido

Luiz Grecov
@luizgrecov

Pasmem: Em um mundo regido pelo imperativo consumista, em que pessoas trocam suas vidas por carros importados e roupas de marca, poucas sensações são tão gratificantes quanto a sensação de Contribuição. Contribuir para relações mais empáticas, pessoas mais felizes, para um mundo mais justo, pacífico e acolhedor. Tudo isso, além de ser bom pra todos, […]

Pasmem: Em um mundo regido pelo imperativo consumista, em que pessoas trocam suas vidas por carros importados e roupas de marca, poucas sensações são tão gratificantes quanto a sensação de Contribuição. Contribuir para relações mais empáticas, pessoas mais felizes, para um mundo mais justo, pacífico e acolhedor. Tudo isso, além de ser bom pra todos, é imensamente prazeroso.

Na maioria das vezes, é preciso procurar por uma forma de contribuição fora do trabalho, pois, infelizmente, o que fazemos profissionalmente não nos traz essa sensação. Mas o que fazer se é preciso pagar as contas?

Por isso, é realmente um privilégio trabalhar em prol de algo tão importante e crucial para a nossa vida como a Comunicação.

Claro que a Comunicação pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, então sejamos claros: A Comunicação pela qual trabalhamos não é a enganosa, maniqueísta, manipuladora, egoísta ou, simplesmente, entediante e inútil.

Aliás, esse tipo de comunicação é fácil de fazer, vemos por aí todos os dias, certo? A receita é fechar os olhos e tampar os ouvidos, não considerar outras visões, outras ideias, outras realidades, outras pessoas. Basta não pensar, não trocar, não mudar de ideia, não aprender, apenas impor e repetir. E o resultado? Pessoas tristes, relacionamentos estressantes, funcionários indiferentes, decisões erradas, desânimo, estagnação, desconexão, solidão, autodestruição.

Comunicação que faz sentido é infinitamente mais difícil, pois é preciso considerar o outro e estar aberto a algo assustador, terrível, apavorante…

O diálogo.

E também ao resultado disso, que pode ser extremamente perturbador….

O aprendizado!

São 14 anos estudando, ouvindo, errando e aprendendo para hoje, poder praticar e compartilhar essa equação muito simples com nossos colaboradores, clientes e alunos.

Comunicação = Diálogo = Aprendizado = Evolução

E quem não quer crescer, evoluir? Evoluir como empresa, comunidade, cidade, país, ser humano. Por isso, estamos empenhados em compartilhar nossa experiência e dialogar sobre ela com o maior número de pessoas possível.

Em março, estivemos na III Mostra de Tecnologia da FAPCOM, Faculdade Paulus de Comunicação e Tecnologia, com nosso bate-papo interativo ‘Revolucione seu jeito de pensar e fazer apresentações’, ajudando o público a quebrar paradigmas sobre o ato de pensar e fazer apresentações.
2

No início de abril, levamos a palestra ‘Comunicação Inteligente’ para 130 colaboradores do IPT – Instituto de Pesquisa Tecnologica, quebrando paradigmas e construindo com eles o que é a comunicação eficaz.

3

Pouco depois, a convite do Professor João Ricardo, falamos com 80 alunos no último ano do Curso Tecnológico em Recursos Humanos da FAAT – Faculdades Atibaia, sobre como engajar o público interno de uma empresa.

1

Também estivemos no evento CAPACITARH, do Informa Group, batendo um papo muito inspirador com diretores de RH, VPs e CEOs de diversas empresas sobre “COMUNICAÇÃO INTERATIVA – Como lidar com a revolução cognitiva que transforma funcionários em multiplicadores de ideias.”

E ainda em abril, em parceria com a Livraria da Vila, demos início à Jornada pela Comunicação Inteligente, oferecendo palestras gratuitas, ao longo do ano, sobre conteúdo, compreensão, design e oratória, seguidas de workshops práticos sobre cada tema.

4

Haja fôlego! Mas não vamos parar por aí…

Nossa missão é transformar problemas de comunicação em histórias positivas de transformação. Se a contribuição é válida e ajuda a dar sentido à vida das pessoas… a gente só tem a agradecer.

Bem vindo à La Gracia.

 

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais