Quais são os aspectos e características que podem ser trabalhados e aprimorados para tornar nossa comunicação didática, principalmente no mundo corporativo?
Todos nós, quando precisamos tomar um medicamento, já passamos pela experiência angustiante de tentar ler e entender uma bula, cuja função é oferecer informações sobre a composição do medicamento, contraindicações, uso, etc. Certamente, não é o que chamaríamos de comunicação didática.
“O conteúdo está todo lá, com riqueza de detalhes e não faltam informações sobre o medicamento”
Só que, além de uma lupa, precisamos de um dicionário de termos médicos e científicos para entender alguma coisa, isso quando conseguimos localizar em que parte do material está a dúvida que queremos esclarecer.
Isso começou a mudar. A Anvisa determinou que as bulas devem ser “didatizadas” para o consumidor. E o que isso significa?
- Layout mais atraente
- Localização imediata das informações
- Utilização de letras maiores
- Apresentação do conteúdo em forma de perguntas
- Adequação de linguagem para públicos leigos
- Redação mais simples
- Informação “com sentido” para o consumidor
- Elaboração de duas bulas: uma para o profissional especializado e outra para o consumidor
- Contatos para esclarecimentos de dúvidas
- Uso de imagens e esquemas para facilitar o entendimento
Esses são apenas alguns aspectos e características que podem ser trabalhados e aprimorados quando se pretende tornar nossa comunicação mas didática em qualquer situação.
E no mundo corporativo, quais são as medidas que podemos tomar para uma comunicação mais didática?
No mundo corporativo são várias as atividades e ações que podem e precisam passar pelo mesmo processo de “didatização”: comunicação interna, reuniões, apresentações, treinamentos, instruções, atendimentos, demonstrações, comunicações com clientes, vendas consultivas, materiais de divulgação, etc.
Didatizar informações e comunicações só traz benefícios ao mundo corporativo:
- Menos retrabalho
- Maior autonomia para os colaboradores
- Menos acidentes (instruções mais claras e compreensíveis)
- Economia de tempo e dinheiro
- Clima organizacional mais agradável para troca de informações
- Clientes mais satisfeitos
- Reuniões e apresentações mais eficientes e produtivas
Da mesma maneira que na publicidade cria-se e planeja-se para persuadir, seduzir e influenciar, na comunicação didática cria-se e planeja-se para facilitar a compreensão e a aprendizagem.