fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Gestor não deve expressar opinião pessoal quando der más notícias

Luiz Grecov
@luizgrecov

Matéria publicada originalmente na Folha de S. Paulo por Gabriela Stocco. Quando um gestor tem a tarefa de transmitir informações ruins aos funcionários, como corte de benefício ou demissões, deve se preparar. Para Joyce Baena, da agência de comunicação corporativa La Gracia, se a notícia tiver uma consequência mais grave para alguns funcionários, é preciso comunicá-la […]

Matéria publicada originalmente na Folha de S. Paulo por Gabriela Stocco.

Quando um gestor tem a tarefa de transmitir informações ruins aos funcionários, como corte de benefício ou demissões, deve se preparar.

Para Joyce Baena, da agência de comunicação corporativa La Gracia, se a notícia tiver uma consequência mais grave para alguns funcionários, é preciso comunicá-la individualmente.

Veja outras dicas de Baena para o momento de dar más notícias aos funcionários:

PREPARE A AUDIÊNCIA
Fale sobre o contexto da companhia e quais medidas foram usadas para tentar evitar a ação desagradável, como um corte de benefícios, e por que a alternativa escolhida pela empresa é a mais adequada.

DÊ ESPERANÇA
Mesmo que não haja uma data para reverter a medida, mostre que há espaço (e um plano palpável) para isso. Marque uma data para conversar sobre o tema, mesmo sem o compromisso de tomar decisões.

TIRE DÚVIDAS
Ao final da reunião, dedique tempo para ouvir reclamações e dúvidas. Para evitar mal-entendidos, distribua material com os detalhes da decisão e contato de quem a equipe deve procurar para esclarecimentos.

SIGA A PIRÂMIDE
A cúpula da empresa deve apresentar as decisões aos líderes, que, por sua vez, informarão suas equipes. É preciso que todos tenham o mesmo discurso e não expressem sua opinião pessoal.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais