fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

A importância do roteiro ao se comunicar

Paula Aftimus
@paula-aftimus

Como assim roteiro? Não estou escrevendo um filme, muito menos organizando uma viagem. Eu só quero comunicar uma ideia, fazer uma apresentação, gravar um vídeo, vender um serviço. Precisa de roteiro para se comunicar?

Como assim roteiro? Não estou escrevendo um filme, muito menos organizando uma viagem. Eu só quero comunicar uma ideia, fazer uma apresentação, explicar o que eu faço. Precisa de roteiro?

Sim, roteiro! O que normalmente aprendemos sobre comunicação é que existe um emissor (quem passa a mensagem), um receptor (quem a recebe), um canal (o meio utilizado) e a mensagem (o conteúdo). Colocando assim, parece quase uma fórmula matemática. Mas, se receber e emitir mensagens é tão simples quanto 2 + 2 = 4, por que nos vemos tão frequentemente enrolados por causa de problemas de comunicação?

Ao pensar em um roteiro, você reduz as chances de ruídos na comunicaçãoPorque o emissor é uma pessoa e o receptor, outra. Óbvio? Talvez não para quem fala tendo a si próprio como referência, mesmo quando é o outro que precisa entender o que está sendo dito. Quando se trabalha com uma comunicação humanizada, tudo é levado em conta. Do que você quer comunicar e por que motivo até se é de fato essa a mensagem que deseja passar. E, claro, quem vai recebê-la.

E toda essa subjetividade, essencial para uma boa comunicação, você levanta em qual etapa da comunicação? No roteiro! Não durante a sua fala (ou texto ou apresentação) e muito menos não depois. É antes de tentar transmitir a sua ideia que você deve estruturar de que forma fará essa comunicação.

 

Mas de que tipo de roteiro estamos falando?

Perceba neste texto, nós aqui falando sobre roteiro, como se você soubesse exatamente o que queremos dizer ao usar essa palavra. Mas roteiro para você pode significar algo totalmente diferente. De repente sua ideia de roteiro é aquele documento que atores usam para decorar falas. E então imaginar escrever um negócio desses antes de fazer uma apresentação ou comunicar uma ideia parece algo bem trabalhoso (e até um pouco estranho).

Roteiro é isso, sim. Mas é também uma relação de tópicos a serem abordados em uma apresentação oral ou escrita, ou em uma discussão. O roteiro é uma orientação, um guia, é o esqueleto do conteúdo.

Ao montar um roteiro que você limpa os excessos, organiza os assuntos, adapta a linguagem, deixa a mensagem mais fácil de entender. Um roteiro ajuda a definir quais serão os temas abordados, a ordem em que esses assuntos entram na história e sua importância na comunicação.

E isso você consegue, sim, fazer no dia a dia. Especialmente porque, com o tempo, montar um roteiro – no papel ou na sua cabeça – fica bem mais natural.

 

O que devo considerar ao montar um roteiro?

Aqui na La Gracia trabalhamos com uma metodologia própria, a Comunicação que Faz Sentido (CFS). A gente acredita na empatia, no diálogo, na cocriação. Assim, quando falamos em roteiro, incluímos o outro. E, acredite, isso faz toda a diferença. Para ajudar, lembre-se destas 7 perguntas:

1. Quem é o meu público-alvo?
2. Qual a principal mensagem que que quero passar?
3. O que eles já sabem sobre o assunto
4. O que eles querem saber sobre o assunto?
5. O que eu quero que eles saibam?
6. O que esse conteúdo significa para eles?
7. Qual ação ou mudança de comportamento eu espero com essa mensagem?

Ao levantar essas respostas, você consegue entender muito melhor e mais rapidamente o que dizer, como fazer isso e, claro, de que forma impactar o outro de um jeito que a mensagem realmente faça sentido para ele.

 

Sem compreensão não há ação

Ao comunicar uma ideia, seu primeiro objetivo deve ser o de gerar compreensão. Afinal, sem compreensão não há interesse, muito menos ação. Com um bom roteiro em mãos você transforma conteúdos densos e complexos em histórias simples, compreensíveis e interessantes. Acende os momentos mais importantes da história para causar nas pessoas emoções e vontade de continuar adiante.

Um bom roteiro ajuda a criar sentido para o outro e gerar compreensão.Um roteiro bem construído pode até mesmo eliminar a necessidade de usar slides em uma apresentação, por exemplo. E caso os slides sejam indispensáveis, o roteiro garante que os slides estejam alinhados ao objetivo principal de uma apresentação eficiente: facilitar a compreensão e inspirar pessoas a agir.

 

Quer saber mais sobre a importância do roteiro e sobre como comunicar uma ideia de modo a gerar conexão verdadeira com o outro? Nós te convidamos a descobrir a Experiência Con.tato.

E, se tiver alguma dúvida sobre o tema, coloque nos comentários =)

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais