fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Infografia: ferramenta importante nas apresentações

La Gracia Humaniza
@lagracia

“Infografia é uma maneira de representar informações, por muitas vezes complexas, de uma maneira mais dinâmica, criativa e visual. É um recurso muito utilizado em revistas, jornais e livros didáticos. É uma união entre informação e recursos gráficos para facilitar ao máximo a comunicação.” Pronto, você está devidamente apresentado à infografia. Bom, na verdade, a […]

“Infografia é uma maneira de representar informações, por muitas vezes complexas, de uma maneira mais dinâmica, criativa e visual. É um recurso muito utilizado em revistas, jornais e livros didáticos. É uma união entre informação e recursos gráficos para facilitar ao máximo a comunicação.”

Pronto, você está devidamente apresentado à infografia. Bom, na verdade, a infografia, ou melhor, os infográficos, já fazem parte do seu dia a dia há tempos. Ao assistir um telejornal, é muito comum esse recurso para explicar as causas de um acidente, por exemplo. Assim, em segundos compreendemos o que aconteceu, porque, quem fez o quê e onde estavam as vítimas ou mesmo aqueles que escaparam ilesos, isso de um jeito que, possivelmente, nem mesmo uma fala longa e detalhada daria conta de fazer.

Nós vemos a infografia sendo usada o tempo todo, em revistas, jornais, sites e em diversas outras mídias por aí, até mesmo na ciência. O tema, aliás, tem tanta relevância que existem prêmios específicos como o Malofiej e o Best of Digital Design, considerada a principal premiação internacional de infografia para conteúdos veiculados na internet e organizada pela “Society For News Design”. Neste último, inclusive, o jornal O Globo, aqui do Brasil, ganhou prêmio de excelência por dois trabalhos: O documentário “A Guerra do Brasil” e o projeto especial “Bravo Zulu”.

Merece destaque também o trabalho de algumas publicações, como as revistas Super Interessante e Mundo Estranho, com infográficos ricamente ilustrados e, er… bem, super interessantes, além do portal Nexo, que traz um trabalho com dados focado na simplicidade e na fácil compreensão.

Bom, e se estamos falando em representações visuais e informação, ora, também falamos de apresentações.

Em uma apresentação, o infográfico é um elemento importantíssimo para reforçar a fala do apresentador e mostrar dados complexos de maneira simples, rápida e didática. E recursos, como as animações que o PowerPoint permite realizar, ajudam a tornar ainda mais visuais os elementos de informação, direcionando os olhos do público para o que realmente importa. Não à toa, aqui na La Gracia usamos este recurso constantemente, como nos exemplos abaixo.

Obs: em respeito ao sigilo quanto às informações de nossos clientes, omitimos números e dados relevantes

No final das contas, o infográfico torna os dados mais “gostosos” de serem vistos, lidos e analisados. Ajudam também a compreender o universo no qual estes dados estão inseridos, como nos casos acima. Infográficos podem, inclusive, serem divertidos! Depende da ocasião e da criatividade do designer.

Se você se interessou sobre o tema, saiba que existem excelentes livros como o do Mário Kanno ou do Ary Moraes, que é fera em infografia. Além disso, convidamos você, a partir de agora, para manter o radar ligado e encontrar referências por aí. Ah, e claro, não esqueça de comentar aqui e compartilhar suas descobertas com a gente!

Para fechar, uma dica: o Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online. Pode ter dar uma bela força na hora de criar infográficos bem bacanas!

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais