fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Inteligência Artificial: o que você sabe sobre ela e os impactos em seu negócio?

Joy Baena
@joycebaena

Recentemente, sentei com a Dora Kaufman, hoje uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre “Inteligência Artificial”. No papo, fiquei impressionada com as interferências que já estamos e ainda vamos sofrer nos próximos anos, em nossas vidas e negócios. Eu que trabalho com cocriação, por exemplo, fiquei maravilhada ao saber que em breve vou poder colocar um […]

Recentemente, sentei com a Dora Kaufman, hoje uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre “Inteligência Artificial”.

No papo, fiquei impressionada com as interferências que já estamos e ainda vamos sofrer nos próximos anos, em nossas vidas e negócios. Eu que trabalho com cocriação, por exemplo, fiquei maravilhada ao saber que em breve vou poder colocar um robô na sala para compilar tudo o que está sendo discutido e que ele conseguirá organizar as informações por tópicos do meu interesse. E ainda por cima, ele poderá buscar mais materiais na internet para incrementar os diálogos. É maravilhoso e assustador ao mesmo tempo.

Dos robôs assistentes (como a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple), passando pelos chatbots, disponíveis em muitos sites por aí, chegando aos carros (e aviões!) autônomos, sem falar nos sistemas de vigilância, diagnósticos médicos, contratações de RH e crédito bancário… De forma acelerada, essas tecnologias estão permeando todos os setores da economia e substituindo os humanos em inúmeras funções, mecânicas/repetitivas e cognitivas.

O que fazer nesse ambiente? Como se preparar para esse momento? Ou, ainda melhor, como aproveitar as oportunidades que estão surgindo? E o papel do ser humano nessa nova Revolução Industrial?

Não tenho dúvida de essas questões estão passando na cabeça de muitos executivos. Na minha, inclusive.

Estou tão empolgada que resolvi abraçar a causa e estou apresentando a Dora para o mercado. Ela não tem uma abordagem de dar show ou gerar entretenimento, mostrando videos bonitinhos de robôs ou carros autônomos. Ela traz uma abordagem séria e muito bem embasada, falando sobre como lidar com essas transformações, entender o que está acontecendo, quais os impactos sociais e o que fazer, adequando isso a nossa realidade. Ela é uma pesquisadora do Instituto de Estudos avançados da USP e pós-doc no assunto.

A minha proposta é unir a metodologia da La Gracia de construir ambientes de CONVERSA e BATE PAPO com a VISÃO DA DORA KAUFMAN.

Gosta da ideia? CLIQUE AQUI para conhecer mais de perto esse trabalho e veja no que a Dora poderá contribuir para que você e sua empresa estejam à frente nesse processo de transformação da nossa sociedade. Será um prazer levá-la até a sua empresa.


Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais