fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Inteligência Artificial: o que você sabe sobre ela e os impactos em seu negócio?

Joy Baena
@joycebaena

Recentemente, sentei com a Dora Kaufman, hoje uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre “Inteligência Artificial”. No papo, fiquei impressionada com as interferências que já estamos e ainda vamos sofrer nos próximos anos, em nossas vidas e negócios. Eu que trabalho com cocriação, por exemplo, fiquei maravilhada ao saber que em breve vou poder colocar um […]

Recentemente, sentei com a Dora Kaufman, hoje uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre “Inteligência Artificial”.

No papo, fiquei impressionada com as interferências que já estamos e ainda vamos sofrer nos próximos anos, em nossas vidas e negócios. Eu que trabalho com cocriação, por exemplo, fiquei maravilhada ao saber que em breve vou poder colocar um robô na sala para compilar tudo o que está sendo discutido e que ele conseguirá organizar as informações por tópicos do meu interesse. E ainda por cima, ele poderá buscar mais materiais na internet para incrementar os diálogos. É maravilhoso e assustador ao mesmo tempo.

Dos robôs assistentes (como a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple), passando pelos chatbots, disponíveis em muitos sites por aí, chegando aos carros (e aviões!) autônomos, sem falar nos sistemas de vigilância, diagnósticos médicos, contratações de RH e crédito bancário… De forma acelerada, essas tecnologias estão permeando todos os setores da economia e substituindo os humanos em inúmeras funções, mecânicas/repetitivas e cognitivas.

O que fazer nesse ambiente? Como se preparar para esse momento? Ou, ainda melhor, como aproveitar as oportunidades que estão surgindo? E o papel do ser humano nessa nova Revolução Industrial?

Não tenho dúvida de essas questões estão passando na cabeça de muitos executivos. Na minha, inclusive.

Estou tão empolgada que resolvi abraçar a causa e estou apresentando a Dora para o mercado. Ela não tem uma abordagem de dar show ou gerar entretenimento, mostrando videos bonitinhos de robôs ou carros autônomos. Ela traz uma abordagem séria e muito bem embasada, falando sobre como lidar com essas transformações, entender o que está acontecendo, quais os impactos sociais e o que fazer, adequando isso a nossa realidade. Ela é uma pesquisadora do Instituto de Estudos avançados da USP e pós-doc no assunto.

A minha proposta é unir a metodologia da La Gracia de construir ambientes de CONVERSA e BATE PAPO com a VISÃO DA DORA KAUFMAN.

Gosta da ideia? CLIQUE AQUI para conhecer mais de perto esse trabalho e veja no que a Dora poderá contribuir para que você e sua empresa estejam à frente nesse processo de transformação da nossa sociedade. Será um prazer levá-la até a sua empresa.


Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais