La Gracia Humaniza

conteúdo

Inteligência de Comunicação Centrada em Pessoas

Joy Baena
@joycebaena

A conexão existe quando a minha realidade começa a entrar na realidade do outro. Você já se sentiu reprimido quando tentou expor sua opinião em uma conversa? Já rejeitou uma ideia porque era complicada demais? Já desistiu de ouvir alguém porque o assunto era longo e chato? Já teve que refazer uma apresentação várias vezes […]

A conexão existe quando a minha realidade começa a entrar na realidade do outro.

Você já se sentiu reprimido quando tentou expor sua opinião em uma conversa? Já rejeitou uma ideia porque era complicada demais? Já desistiu de ouvir alguém porque o assunto era longo e chato? Já teve que refazer uma apresentação várias vezes porque o conteúdo foi mal explicado? Já dormiu durante um evento onde tudo parecia uma grande repetição de padrões?

 

Se a sua resposta foi sim a qualquer uma dessas perguntas, saiba que você faz parte da grande maioria que não aguenta mais comunicação imposta, confusa e sem sentido.

 

Centenas de ideias, projetos e negócios morrem todos anos por 3 razões:

  1.       O jeito de comunicar não desperta interesse
  2.       as pessoas não conseguem entender o que está sendo dito
  3.       quando entendem, não conseguem enxergar o conteúdo aplicado em suas realidades

 

E tudo isso é tão comum que a gente acaba achando “normal”, até que um dia você encontra alguém diferente, que te provoca, te insere e te faz refletir. Aí você pensa: essa pessoa explica de um jeito tão simples e interessante que mudou totalmente a minha forma de pensar…

 

Isso só é possível quando o que é dito “faz sentido pra você”. Quando o que está solto e desfragmentado, de repente se conecta com algo que você conhece e que, de alguma forma, tem uma relação com a sua vida. E a partir de uma nova análise sobre essa relação, é que você se transforma.

 

Parece incrível, não é? Mas como fazer isso quando você não é o público mas sim, o comunicador?

 

Há mais de 8 anos, temos estudado, experimentado e analisado esse processo da comunicação e chegamos em três premissas básicas para criar sentido:

  1. o comunicador precisa entender e acreditar no próprio conteúdo;
  2. investigar a realidade do público é entrar a fundo nas dores, angústias e verdades;
  3. é preciso envolver o público na fase inicial de concepção das ideias e não quando está tudo pronto.

 

Tudo isso se traduz em colocar as pessoas, suas dores, necessidades e desejos como ponto de partida para a construção da comunicação. É desenvolver soluções e resolver problemas de forma humanizada e colaborativa. Essa é a essência da Inteligência de Comunicação Centrada em Pessoas.

Nossa missão? Promover ambientes, ferramentas e diretrizes para que isso seja possível.

Somos a La Gracia, conectamos pessoas para inspirar transformação.


Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

JOY E HERON: compreensão além das palavras

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta.

Ler mais

DA PECUÁRIA, UMA MENSAGEM DE BEM-ESTAR

Descubra como um bom storytelling pode transformar o impacto da sua mensagem e gerar conexão com o público, trazendo identificação e emoção.

Ler mais

A compreensão tem que ser sistêmica

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Ler mais

A BATALHA DAS PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

A ação surge da compreensão. E está no encontro de perspectivas, a chave para conectar e engajar seu público de forma assertiva e eficaz.

Ler mais

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Números, por si só, não dizem nada! Nós que damos sentido a eles, ao darmos espaço para o público fazer parte da narrativa e, assim, se conectar e se engajar.

Ler mais