fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

A La Gracia ainda faz apresentações?

La Gracia Humaniza
@lagracia

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado. No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações […]

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado.

No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações do Brasil.

Foram anos e anos de sala cheia de gente linda e interessada. Gente que aliás, virou referência em apresentações dentro da empresa e fugia correndo quando os colegas descobriam e começavam a pedir: me ajuda com uma apresentação? Teve até quem virou palestrante famoso depois de estar conosco e olha, bate um orgulho aqui no coração.

primeiro-curso-de-apresentacoes-do-brasil

 

Só que desde o início, quem esteve com a gente sabia que, na verdade, nós não ensinávamos “como fazer apresentações”. A apresentação era só um meio de conectar as pessoas que estavam na frente do telão com as que estavam sentadas.

A gente na verdade, ensinava como criar sentido e gerar conexão.

Quer criar sentido e gerar conexão também? Fale com a gente!

E teve cliente que percebeu isso e começou a pedir pra nós criarmos conexão por meio de reunião, evento, discurso, treinamento… Até que percebemos que o nosso negócio mesmo era criar ambientes de conexão, não importa o meio.

E então, começamos a colocar as próprias pessoas para aprender entre elas.

Ousado? Talvez sim. Se você pensar num mundo onde o valor da aprendizagem está no conteúdo e não nas próprias pessoas, pode ser ousado sim.

O ponto é, conteúdo é importante? Sim, mas sem uso, ele é só conteúdo. Vem e vai, não muda nada.

Dizem que conteúdo, pra se transformar em sabedoria, tem que virar experiência. Alguns filósofos já falam isso há séculos, alguns estudiosos e neurocientistas atuais defendem essa ideia com unhas e dentes.

pensadores-da-educacao

Bom, se você olhar pra sua própria vida, vai perceber que na verdade, nunca aprendeu algo, de verdade, só vendo conteúdo. Teve que viver alguma experiência para “aprender de verdade”.

 

Onde quero chegar? Depois de 12 anos de experiência, temos que dizer que nós nunca fizemos apresentações.

 

Para nós, a cada dia, foi ficando mais claro que, as pessoas por trás do computador são muito especiais para serem coadjuvantes de seus conteúdos.

E essas pessoas, apesar de nunca terem estudado comunicação na infância, tem um potencial tremendo de ganharem o mundo ao se comunicarem melhor, seja por meio de seus projetos, seja umas com as outras.

Há 12 anos a gente ajuda a melhorar a forma como as pessoas se comunicam. E por mais que tentemos explicar o que significa isso, é algo tão profundo que vamos precisar de várias experiências pra você entender.

E tem uma máxima: comunicação não é matemática. Então, você vai entender sobre o seu ponto de vista e o que fará sentido pra você, pode não fazer pro outro. Mas é exatamente assim que funciona e é libertador quando a gente deixa fluir com essa leveza.

Se você chegou até aqui, eu tenho um convite pra te fazer. Vamos viver uma experiência juntos/as? 

A partir de hoje, vou te cutucar por aqui, no nosso blog, com algumas provocações. Cada uma delas é pra te ajudar a sentir mais, perceber mais e de repente, abrir novos pontos de vista sobre o que é comunicar. 

Então, essa é a minha primeira provocação.
Siga as instruções abaixo e venha comigo:

  1. Pare tudo o que está fazendo.
  2. Coloque seu celular no silencioso – só vai durar um minuto e meio.
  3. Coloque um fone de ouvido e assista ao vídeo abaixo.
  4. Se sentir vontade, me escreva depois dizendo qualquer coisa que quiser. E eu vou te responder.

Quer mais? Acesse esta página para falar com nossos especialistas ou para acessar uma série de conteúdos gratuitos, como e-books, webinários, pílulas de conhecimento e muito mais.


ESCREVA PRA GENTE:
[email protected]

CHAMA NO ZAP:
11 97216-7036

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais

A La Gracia ainda faz apresentações?

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado. No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações […]

Ler mais

Você pode abrir a câmera, por favor?

A fotógrafa Ilana Bessler dá dicas sobre enquadramento, iluminação e construção de imagem para todas as lives, reuniões online e videoconferências que se intensificaram no nosso cotidiano.

Ler mais

Como provocar um líder diretivo a se tornar mais empático e construtivo?

Eu poderia começar esse artigo dando uma resposta simples: use as necessidades do líder como ponto de partida para a transformação. Mas, como colocar isso em prática?

Ler mais

La Gracia News de abril: quando a vida pessoal e profissional se misturam

Com nossa vida pessoal mais misturada do que nunca com a rotina profissional, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Ler mais