Com nossa vida pessoal e rotina profissional cada vez mais misturadas, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?
Enquanto parece que as coisas não vão voltar ao seu normal tão cedo (se é que elas vão), seguimos tentando viver nossas vidas, agora com o pessoal e o profissional mais misturados do que nunca, e nos adaptando como podemos. E nisso, uma coisa é fato: temos que nos perdoar se as coisas não saírem exatamente como planejamos (como essa news, que chega alguns dias atrasada) e continuar tentando.
Então, vem com a gente. Aqui, selecionamos alguns conteúdos para te ajudar a seguir em frente.
Sobre o que falamos em abril
Um novo momento, velhos problemas
Ainda que as coisas possam mudar de modo irreversível após essa crise, continuamos fazendo certas coisas do mesmo jeito. Nos últimos dias temos assistido algumas lives, webinars, chats, meetings e outros destes “encontros online” e ficou claro: estamos levando os mesmos erros do presencial para o digital e, em alguns casos, piorando a situação! Falta empatia e escuta, falta vontade de perceber o que o outro sente, precisa e compreende, e isso num momento em que tudo isso é mais do que necessário.
Bem, sim, nós também temos feito nossos webinars por aqui (todas as terças, se tudo correr bem). Mas, com eles, esperamos estar mostrando que dá para ser diferente. Assista e conte pra gente o que achou!
Liderança em crise
Em um destes webinars, a partir de uma provocação sobre “controle”, falamos sobre o papel da liderança, principalmente nesse momento de crise. Para começar, citamos um texto do Yuval Noah Harari, historiador, filósofo e autor dos best-sellers “Sapiens” e “Homo Deus – Uma Breve História do Amanhã”, e a boa notícia é que a editora Cia. das Letras disponibilizou, agora, esse texto em formato e-book, gratuitamente. Se você ainda não conferiu, vale a pena dar uma olhada. Aproveite também para ler o artigo “O Líder Está Nú”, de Joy Baena, fundadora da La Gracia. Escrito em tempos “pré-pandemia”, ele faz ainda mais sentido hoje.
Responsabilidade
Uma recente pesquisa da Edelman apontou que empregadores são considerados as fontes de informação mais críveis relacionadas ao coronavírus. Se por um lado isso nos mostra a profunda crise de credibilidade que passa o jornalismo tradicional (aliás, jornalistas ficaram em último lugar como “porta-vozes” mais confiáveis), por outro nos mostra a responsabilidade das empresas e, consequentemente, de suas lideranças, em transmitir informação confiável de maneira simples, acessível e compreensível. Por aí, na sua empresa, como tem sido? Conta pra gente! E, se quiser, pode nos chamar para batermos um papo e te ajudarmos nesse processo.
Informação na palma da mão
Hoje isso é o que não falta, mas se você gosta dessa newsletter e dos nossos conteúdos, saiba que criamos um GRUPO NO TELEGRAM para compartilhar coisas bacanas, nossas e de outras fontes. Segue lá =)
Como conversar com crianças sobre o coronavírus?
Se para nós, adultos, já não é fácil lidar com a ansiedade e o medo com relação a situação que temos vivido, imagine para as crianças. Se você tem filhos ou convive com crianças, vale dar uma olhada nessas 8 dicas da Unicef sobre como conversar com os pequenos e pequenas sobre esse assunto. Algumas das dicas valem para os grandes também.
A vida imita a arte?
“Um novo vírus se origina na China, provavelmente de um animal silvestre. Entra em contato com os humanos e, em poucos dias, já infecta centenas de pessoas em diversos países. Os sintomas são similares a uma gripe, porém mais severos. Enquanto milhares de pessoas morrem, governo e órgãos de saúde correm contra o tempo para testar medicamentos e uma vacina capaz de imunizar a população. Em meio a isso, fronteiras fecham, a circulação é restrita e aos supermercados se esvaziam.
A descrição acima se encaixa facilmente na recente pandemia causada pelo novo coronavírus. Mas ela também é um resumo da história do filme Contágio, um suspense de 2011 e que voltou à tona em 2020 graças ao novo surto.”
O texto acima é de uma análise sobre os erros e acertos do filme feita pela revista Superinteressante. “Contágio” está disponível no Brasil nos serviços de streaming HBO GO e Prime Video, e é possível alugá-lo também pelo iTunes, Now e YouTube.
#CuideDoPequenoNegócio II
Já na edição anterior falamos sobre alguns projetos para ajudar microempreendedores a passarem por essa crise mantendo seus negócios e sua fonte de renda. Novamente, aproveitamos este espaço para fazer o mesmo. Agora, para falar de um Fundo Emergencial criado pela Aventura de Construir, uma ONG com a qual iniciamos uma parceria neste ano, infelizmente temporariamente paralisada.
Gostou? Então compartilhe e nos ajude a fazer com que esses conteúdos cheguem a mais gente!
E, se ainda não assina nossa news, aqui está o link =)