fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

La Gracia News de abril: quando a vida pessoal e profissional se misturam

La Gracia Humaniza
@lagracia

Com nossa vida pessoal mais misturada do que nunca com a rotina profissional, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Com nossa vida pessoal e rotina profissional cada vez mais misturadas, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Enquanto parece que as coisas não vão voltar ao seu normal tão cedo (se é que elas vão), seguimos tentando viver nossas vidas, agora com o pessoal e o profissional mais misturados do que nunca, e nos adaptando como podemos. E nisso, uma coisa é fato: temos que nos perdoar se as coisas não saírem exatamente como planejamos (como essa news, que chega alguns dias atrasada) e continuar tentando.

La Gracia News de abril

Então, vem com a gente. Aqui, selecionamos alguns conteúdos para te ajudar a seguir em frente.

 

Sobre o que falamos em abril

Nesta quarentena, vida pessoal e profissional se misturam

Um novo momento, velhos problemas

Ainda que as coisas possam mudar de modo irreversível após essa crise, continuamos fazendo certas coisas do mesmo jeito. Nos últimos dias temos assistido algumas lives, webinars, chats, meetings e outros destes “encontros online” e ficou claro: estamos levando os mesmos erros do presencial para o digital e, em alguns casos, piorando a situação! Falta empatia e escuta, falta vontade de perceber o que o outro sente, precisa e compreende, e isso num momento em que tudo isso é mais do que necessário.

Bem, sim, nós também temos feito nossos webinars por aqui (todas as terças, se tudo correr bem). Mas, com eles, esperamos estar mostrando que dá para ser diferente. Assista e conte pra gente o que achou!

 

Liderança e vida pessoal: como conciliar?

Liderança em crise

Em um destes webinars, a partir de uma provocação sobre “controle”, falamos sobre o papel da liderança, principalmente nesse momento de crise. Para começar, citamos um texto do Yuval Noah Harari, historiador, filósofo e autor dos best-sellers “Sapiens” e “Homo Deus – Uma Breve História do Amanhã”, e a boa notícia é que a editora Cia. das Letras disponibilizou, agora, esse texto em formato e-book, gratuitamente. Se você ainda não conferiu, vale a pena dar uma olhada. Aproveite também para ler o artigo “O Líder Está Nú”, de Joy Baena, fundadora da La Gracia. Escrito em tempos “pré-pandemia”, ele faz ainda mais sentido hoje.

 

Vida pessoal sem desperdício de comunicação

Responsabilidade

Uma recente pesquisa da Edelman apontou que empregadores são considerados as fontes de informação mais críveis relacionadas ao coronavírus. Se por um lado isso nos mostra a profunda crise de credibilidade que passa o jornalismo tradicional (aliás, jornalistas ficaram em último lugar como “porta-vozes” mais confiáveis), por outro nos mostra a responsabilidade das empresas e, consequentemente, de suas lideranças, em transmitir informação confiável de maneira simples, acessível e compreensível. Por aí, na sua empresa, como tem sido? Conta pra gente! E, se quiser, pode nos chamar para batermos um papo e te ajudarmos nesse processo.

 

Informação na palma da mão na vida pessoal e profissional

Informação na palma da mão

Hoje isso é o que não falta, mas se você gosta dessa newsletter e dos nossos conteúdos, saiba que criamos um GRUPO NO TELEGRAM para compartilhar coisas bacanas, nossas e de outras fontes. Segue lá =)

 

Na vida pessoal, como conversar com crianças?

Como conversar com crianças sobre o coronavírus?

Se para nós, adultos, já não é fácil lidar com a ansiedade e o medo com relação a situação que temos vivido, imagine para as crianças. Se você tem filhos ou convive com crianças, vale dar uma olhada nessas 8 dicas da Unicef sobre como conversar com os pequenos e pequenas sobre esse assunto. Algumas das dicas valem para os grandes também.

 

A arte imita a vida pessoal ou vice-versa?

A vida imita a arte?

“Um novo vírus se origina na China, provavelmente de um animal silvestre. Entra em contato com os humanos e, em poucos dias, já infecta centenas de pessoas em diversos países. Os sintomas são similares a uma gripe, porém mais severos. Enquanto milhares de pessoas morrem, governo e órgãos de saúde correm contra o tempo para testar medicamentos e uma vacina capaz de imunizar a população. Em meio a isso, fronteiras fecham, a circulação é restrita e aos supermercados se esvaziam.

A descrição acima se encaixa facilmente na recente pandemia causada pelo novo coronavírus. Mas ela também é um resumo da história do filme Contágio, um suspense de 2011 e que voltou à tona em 2020 graças ao novo surto.”

O texto acima é de uma análise sobre os erros e acertos do filme feita pela revista Superinteressante. “Contágio” está disponível no Brasil nos serviços de streaming HBO GO e Prime Video, e é possível alugá-lo também pelo iTunes, Now e YouTube.

 

Na vida pessoal e profissional, cuide do pequeno negócio

#CuideDoPequenoNegócio II

Já na edição anterior falamos sobre alguns projetos para ajudar microempreendedores a passarem por essa crise mantendo seus negócios e sua fonte de renda. Novamente, aproveitamos este espaço para fazer o mesmo. Agora, para falar de um Fundo Emergencial criado pela Aventura de Construir, uma ONG com a qual iniciamos uma parceria neste ano, infelizmente temporariamente paralisada.

 

Gostou? Então compartilhe e nos ajude a fazer com que esses conteúdos cheguem a mais gente!

E, se ainda não assina nossa news, aqui está o link =)

 

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais