fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

La Gracia News de março: na confusão, um pouco de acolhimento

La Gracia Humaniza
@lagracia

Acolhimento com conteúdo relevante, pensado para te ajudar a se comunicar melhor, mas também a respirar neste mar de informações (e de medo, ansiedade, incertezas e confusão).

Acolhimento com conteúdo relevante, pensado para te ajudar a se comunicar melhor, mas também a respirar neste mar de informações (e de medo, ansiedade, incertezas e confusão).

Estamos no mês em que as ações de isolamento social começaram com mais intensidade. O coronavírus está no Brasil e nos encontramos ainda tentando entender qual é esse novo cenário em que nos vemos.

Na La Gracia, mesmo à distância, gostamos de começar o dia perguntando “como estão as coisas por aí?”. Quem está a fim de falar conta um pouco da rotina ou compartilha emoções. O fato é que se trata de uma situação totalmente inédita. Do último encontro presencial que tivemos, surgiram algumas medidas: uma delas essa newsletter (quem enviamos por e-mail, mas também colocamos aqui no site).

La Gracia News - um pouco de acolhimento na confusão

O objetivo dela é trazer 1-acolhimento e 2-conteúdo relevante. Principalmente, montamos essa news pensando em te ajudar a lidar com esse mar de informações (e de medo, ansiedade, incerteza e confusão), além de contribuir para que possa se comunicar melhor num cenário em que essa habilidade – comunicar-se bem – se mostra mais necessária do que nunca.

São duas edições por mês (uma a cada 15 dias). Aqui no site você tem acesso ao conteúdo divulgado nas duas news de cada mês. Foi uma forma que encontramos para que as pessoas pudessem sempre recuperar os links e conteúdos que compartilhamos de um jeito fácil.

Se quiser passar a receber a news diretamente no seu e-mail, clique aqui.

Que a cada news a gente consiga plantar algumas sementes para que o diálogo, o acolhimento, a empatia e a cocriação possam brotar. Afinal, entre o completo descaso e a histeria, há de existir um meio do caminho por onde possamos trilhar.

“Em algum lugar entre o certo e o errado existe um jardim.
Eu encontro você lá.”
Rumi

 

Sobre o que falamos em março

Entendendo o coronavírus

Entendendo o Corona

Apesar de uma cobertura ampla na mídia, praticamente ininterrupta, ainda há muita confusão sobre esse vírus. De onde veio? Como surgiu? O problema nesse caso não é a falta de informação, mas sim a falta de um tratamento adequado com o objetivo de criar sentido e contexto para tudo aquilo que é divulgado. Abre-se espaço, portanto, para as teorias da conspiração, pânico e, paradoxalmente, desinformação.

Nessa palestra TED, a especialista em saúde global Alanna Shaikh fala sobre o status atual do surto de coronavírus e o que isso pode nos ensinar sobre as epidemias ainda por vir.

 

Vídeos curtos que trazem acolhimento em tempos de home office

Conteúdo de qualidade… e gratuito!

A produção de conteúdos gratuitos sobre comunicação é mais uma das medidas que tomamos para ajudar nesse momento. Além desta newsletter, iniciamos uma série de vídeos curtos nos quais traremos possíveis saídas para dificuldades de comunicação enfrentadas a partir do distanciamento social e trabalho remoto, prática já adotada por centenas de empresa por todo o país.

Ainda dentro do tópico INFORMAÇÃO, alguns veículos de comunicação estão liberando gratuitamente o acesso a todos os conteúdos relacionados à pandemia do Covid-19. Entre eles, dois que merecem destaque (pelo menos aqui para nós) por trazer informação com qualidade são o Nexo e a Superinteressante.

 

Como trazer acolhimento numa realidade de distanciamento social?

Home office e isolamento social: os dois lados

Trabalhar de casa pode ser benéfico em muitos aspectos: foco, produtividade, melhor uso de tempo (sem a necessidades de enfrentar o transporte público e os congestionamentos monstruosos) e até mesmo impacto ambiental. Mas existe um outro lado que precisa ser visto, como bem apresentado por este artigo (em inglês). Destacamos alguns pontos:

  • Pesquisas mostram que trabalhar em casa é muito pior para a coesão e inovação da equipe do que trabalhar no escritório.
  • Um estudo mostrou que os funcionários que estavam no mesmo escritório enviaram e-mail quatro vezes mais para colaborar em projetos compartilhados do que os funcionários que não estavam. O resultado, para esse tipo de projeto, foi um tempo de conclusão 32% mais rápido.
  • Talvez não surpreendentemente, outro estudo constata que, em vez de ser útil, trabalhar em casa provavelmente interferirá na vida familiar.

Mas e aí, home office é ruim então?

Como exposto no próprio artigo, talvez o melhor mesmo seja juntar o melhor dos dois mundos. O que, claro, não é a realidade do momento em que muitas pessoas – e muitas que não tinham nem o costume de trabalhar em casa – se viram agora tendo que se adaptar (sobre isso, aliás, já falamos da série de vídeos que estamos lançando?). Por aqui, ainda que o home office já fosse uma prática, os desafios também se fazem presentes, seja na hora de manter o engajamento e a comunicação entre todos fluindo bem, ou mesmo lidar com as interrupções e o entendimento dos filhos pequenos sobre essa nova realidade. E por aí, como tem sido?

 

Como fica a área de treinamento e desenvolvimento das empresas?

Como fica a área de T&D das empresas?

É inegável que todo o mercado de T&D sofreu um chacoalhão quando começaram as medidas de restrição e isolamento. Isso é algo, claro, que sentimos na pele. Cursos e experiências de aprendizagem presenciais sendo canceladas de um dia para o outro e, mesmo que as necessidades de desenvolvimento ainda se façam presentes, o foco do momento é outro.

Então, quais as saídas?

Claro que o online é o primeiro pensamento de todos, inclusive o nosso. Por isso mesmo, cortamos o valor dos acessos individuais aos nossos cursos pela metade, e estamos praticando descontos expressivos para aquelas empresas que queiram levar esses conteúdos para suas próprias plataformas. Em um cenário com impactos econômicos, pessoais e empresariais, essa é nossa maneira de contribuir com a melhoria da comunicação em um momento em que ela é essencial, além da continuidade das capacitações já em andamento.

Da mesma forma, já nos preparamos para oferecer todas as soluções presenciais da La Gracia de modo virtual, com as devidas alterações.

Nesse cenário abre-se também, apesar das incertezas, toda uma gama de capacidades que precisarão ser desenvolvidas para que o trabalho e os resultados possam acontecer: trabalho em rede, colaboração, cocriação…

Aproveita para dar uma olhada em como ajudamos a humanizar o atendimento de uma companhia áerea com uma capacitação online para 14 mil pessoas.

 

Artigo escrito por Paula Aftimus

É tempo de reflexão e aprendizado

No meio do turbilhão de emoções e acontecimentos, é bom colocar a cabeça para fora da água para respirar um pouco e olhar para um outro horizonte. Que tal aproveitar para ler o texto fresquinho da Paula Aftimus, umas das cabeças por trás dos nossos conteúdos, “O dia em que eu disse não para a minha chefe”?

 

Em tempos de coronavírus, o acolhimento vem também cuidando do pequeno negócio

#CuideDoPequenoNegócio

A atual crise, apesar de ser uma crise de saúde pública, tem e terá impactos tremendos em outras áreas, como a economia. Grandes redes de supermercado e alimentação provavelmente sairão dessa, apesar dos pesares, mas o que dizer dos pequenos negócios? A vendinha da esquina, o sorveteiro, aquela pessoa que faz artesanatos… para esses, alguns dias sem venda podem significar o fim. Compartilhamos, então, dois links interessantes:

No artigo “Como apoiar pequenos negócios em tempos de crise?” tem uma série de dicas =)

Contagiante.me, um projeto criado para apoiar pequenos negócios afetados pela crise causada pelo coronavírus. Uma iniciativa solidária para unir forças e divulgar aqueles que, durante a grave recessão econômica, serão gravemente afetados.

 

Gostou?

Então compartilhe e nos ajude a fazer com que esses conteúdos cheguem a mais gente =)

 

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais

A La Gracia ainda faz apresentações?

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado. No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações […]

Ler mais

Você pode abrir a câmera, por favor?

A fotógrafa Ilana Bessler dá dicas sobre enquadramento, iluminação e construção de imagem para todas as lives, reuniões online e videoconferências que se intensificaram no nosso cotidiano.

Ler mais

Como provocar um líder diretivo a se tornar mais empático e construtivo?

Eu poderia começar esse artigo dando uma resposta simples: use as necessidades do líder como ponto de partida para a transformação. Mas, como colocar isso em prática?

Ler mais

La Gracia News de abril: quando a vida pessoal e profissional se misturam

Com nossa vida pessoal mais misturada do que nunca com a rotina profissional, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Ler mais