fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Lamento ou Lançamento?

Flávio Reis
@flavioreis

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. […]

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. Mas elas também podem sair falando sobre como aquela apresentação foi terrível e o quanto elas não suportavam mais ficar naquela sala, mesmo se o produto tem tudo para ser um sucesso.

Sem entrar no mérito se o produto é inovador ou não, a apresentação de lançamento do Playstation 4 acaba de entrar para este segundo grupo. Os executivos da Sony  seguraram jornalistas por longas 2 horas (isso mesmo, 2 horas, 120 minutos!) para mostrar o novo console. E olha que ele veio cheio de novidades e tecnologias que têm tudo para agradar os gamers. Na platéia, a chateação geral foi visível e as críticas nos meios de comunicação não tardaram a surgir, um lamento só…

Para fazer um contra-ponto, temos o lançamento do iPhone. A apresentação aconteceu durante a convenção anual da Apple, em 2007, e até hoje é referência. Ao assisti-la, é possível ver o envolvimento do público e o quanto eles estavam ligados ao que estava acontecendo ali, reagindo a cada frase de efeito ou técnica de retórica utilizada por Jobs. Durante boa parte dos minutos iniciais, ele sequer tocou no nome do aparelho, criando um estado de expectativa tremendo sobre o que viria a seguir.

Qual é a lição que dá para tirar disso? Respeite seu público, seja objetivo, ninguém gosta de ser enrolado, nem mesmo quando se tem um baita produto em mãos. E surpreenda, sempre! Envolva-se emocionalmente com o público, faça-os sentirem o quanto aquele produto fará a diferença em suas vidas.

Para que vocês assistam e julguem por si mesmos, seguem os vídeos das duas apresentações:

Lançamento PS4
http://youtu.be/NUokYGiVOv4

Lançamento IPhone

Como o vídeo está dividido em várias partes, clique aqui para assistir, a partir de 4’50” da terceira parte.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais