La Gracia Humaniza

conteúdo

Lamento ou Lançamento?

Flávio Reis
@flavioreis

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. […]

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. Mas elas também podem sair falando sobre como aquela apresentação foi terrível e o quanto elas não suportavam mais ficar naquela sala, mesmo se o produto tem tudo para ser um sucesso.

Sem entrar no mérito se o produto é inovador ou não, a apresentação de lançamento do Playstation 4 acaba de entrar para este segundo grupo. Os executivos da Sony  seguraram jornalistas por longas 2 horas (isso mesmo, 2 horas, 120 minutos!) para mostrar o novo console. E olha que ele veio cheio de novidades e tecnologias que têm tudo para agradar os gamers. Na platéia, a chateação geral foi visível e as críticas nos meios de comunicação não tardaram a surgir, um lamento só…

Para fazer um contra-ponto, temos o lançamento do iPhone. A apresentação aconteceu durante a convenção anual da Apple, em 2007, e até hoje é referência. Ao assisti-la, é possível ver o envolvimento do público e o quanto eles estavam ligados ao que estava acontecendo ali, reagindo a cada frase de efeito ou técnica de retórica utilizada por Jobs. Durante boa parte dos minutos iniciais, ele sequer tocou no nome do aparelho, criando um estado de expectativa tremendo sobre o que viria a seguir.

Qual é a lição que dá para tirar disso? Respeite seu público, seja objetivo, ninguém gosta de ser enrolado, nem mesmo quando se tem um baita produto em mãos. E surpreenda, sempre! Envolva-se emocionalmente com o público, faça-os sentirem o quanto aquele produto fará a diferença em suas vidas.

Para que vocês assistam e julguem por si mesmos, seguem os vídeos das duas apresentações:

Lançamento PS4
http://youtu.be/NUokYGiVOv4

Lançamento IPhone

Como o vídeo está dividido em várias partes, clique aqui para assistir, a partir de 4’50” da terceira parte.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

JOY E HERON: compreensão além das palavras

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta.

Ler mais

DA PECUÁRIA, UMA MENSAGEM DE BEM-ESTAR

Descubra como um bom storytelling pode transformar o impacto da sua mensagem e gerar conexão com o público, trazendo identificação e emoção.

Ler mais

A compreensão tem que ser sistêmica

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Ler mais

A BATALHA DAS PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

A ação surge da compreensão. E está no encontro de perspectivas, a chave para conectar e engajar seu público de forma assertiva e eficaz.

Ler mais

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Números, por si só, não dizem nada! Nós que damos sentido a eles, ao darmos espaço para o público fazer parte da narrativa e, assim, se conectar e se engajar.

Ler mais