fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Lamento ou Lançamento?

Flávio Reis
@flavioreis

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. […]

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. Mas elas também podem sair falando sobre como aquela apresentação foi terrível e o quanto elas não suportavam mais ficar naquela sala, mesmo se o produto tem tudo para ser um sucesso.

Sem entrar no mérito se o produto é inovador ou não, a apresentação de lançamento do Playstation 4 acaba de entrar para este segundo grupo. Os executivos da Sony  seguraram jornalistas por longas 2 horas (isso mesmo, 2 horas, 120 minutos!) para mostrar o novo console. E olha que ele veio cheio de novidades e tecnologias que têm tudo para agradar os gamers. Na platéia, a chateação geral foi visível e as críticas nos meios de comunicação não tardaram a surgir, um lamento só…

Para fazer um contra-ponto, temos o lançamento do iPhone. A apresentação aconteceu durante a convenção anual da Apple, em 2007, e até hoje é referência. Ao assisti-la, é possível ver o envolvimento do público e o quanto eles estavam ligados ao que estava acontecendo ali, reagindo a cada frase de efeito ou técnica de retórica utilizada por Jobs. Durante boa parte dos minutos iniciais, ele sequer tocou no nome do aparelho, criando um estado de expectativa tremendo sobre o que viria a seguir.

Qual é a lição que dá para tirar disso? Respeite seu público, seja objetivo, ninguém gosta de ser enrolado, nem mesmo quando se tem um baita produto em mãos. E surpreenda, sempre! Envolva-se emocionalmente com o público, faça-os sentirem o quanto aquele produto fará a diferença em suas vidas.

Para que vocês assistam e julguem por si mesmos, seguem os vídeos das duas apresentações:

Lançamento PS4
http://youtu.be/NUokYGiVOv4

Lançamento IPhone

Como o vídeo está dividido em várias partes, clique aqui para assistir, a partir de 4’50” da terceira parte.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

O professor provocador

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A super líder

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história conversada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A Era da Humanização

O ser humano foi feito pra se adaptar. Está no nosso instinto! Fomos feitos assim, pois temos diariamente que lidar com um mundo de impermanências. Absolutamente tudo à nossa volta e dentro de nós está em constante transformação: a natureza, o clima, os costumes, a moda, nosso corpo, tudo!

Ler mais