fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

La Gracia Humaniza
@lagracia

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito.

Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de verdade não se resolve com tapa. Aliás, às vezes nem com murro 🤣.

Vamos deixar a violência de lado, afinal, a ideia não é violentar a audiência com uma apresentação ruim, mas sim, criar conexão por meio de uma conversa agradável, clara e que faça sentido pra todo mundo.

Onde quero chegar?

Uma boa apresentação é muito mais que juntar slides e montar uma colcha de retalhos.

Pra gerar conexão de verdade, é necessário pensar que existem, no mínimo 3 pilares importantes a serem considerados: ROTEIRO, VISUAL e PERFORMANCE.

Olhando para cada um desses pilares, te faço uma pergunta: você sabe o que são os 3 pilares capazes de segurar uma boa apresentação?

 

    • ROTEIRO
      O roteiro é a estrutura, a história, a linha de raciocínio, aquilo que se fala, a maneira como se organiza as ideias. Sem um bom roteiro você pode ter slides bonitos e uma performance fantástica, mas a apresentação não se sustenta porque as ideias não fazem sentido, não estão conectadas. E isso, deixa a compreensão totalmente comprometida.
    • VISUAL
      Pensar no visual é pensar na forma como você desenvolve os slides, ou seja: a escolha de formas, cores, imagens, fontes etc. Como somos seres muito visuais, saber escolher bem a sua identidade visual ajuda a fortalecer a memorização do que você está dizendo. Mas de nada adianta um visual incrível com um roteiro bagunçado e um apresentador morno, que mate a audiência de tédio.
    • PERFORMANCE
      É também conhecida como oratória. É sobre o apresentador e sua atuação em palco. Voz, ritmo, expressão facial e corporal, movimentação e simpatia entram nesse pilar. Temos aqui um ponto interessante. Uma pessoa que apresenta bempode até deixar todo mundo vidrado, porém, sem um bom roteiro, as pessoas podem sair pensando: tá, gostei. Mas fez sentindo? E se for usar slides, e esses não estiverem visualmente eficientes para fortalecer a história… hum… pode colocar tudo a perder.

Enfim, quando os 3 pilares andam juntos… UAU! Aí sim temos uma apresentação incrível.


Como seus colaboradores podem trabalhar esses 3 pilares de forma integrada? 

Há poucos anos, depois de testar muito nossa metodologia, criamos um curso online rápido, porém, muito eficiente para ser o primeiro passo para repensar totalmente o jeito que seus colaboradores pensam e fazem apresentações.

O PLÁ traz um jeito diferente de PLANEJAR apresentações do zero, ajudando a eliminar de vez a síndrome de Frankenstein (junta slides e faz uma nova apresentação).

QUAIS DIFICULDADES ESSE CURSO AJUDA A RESOLVER?

É um curso completo, que parte de uma situação real e vai levando as pessoas a entender melhor:

  1. Por onde e como começar a planejar uma apresentação?
  2. Como ordenar os conteúdos para gerar compreensão?
  3. Como resolver o visual dos slides e despertar interesse?
  4. Como se expressar com clareza e reter a atenção do público?
QUANDO SEI POR ONDE COMEÇAR, APERFEIÇOAR FICA MAIS FÁCIL.

Imagina que seus colaboradores façam o PLÁ e comecem a repensar suas apresentações.

Você pode chamar a gente para analisar junto com eles, o que já houve de melhorias e aprimorar os 3 pilares em tempo real.

A partir de mentorias, podemos andar juntos para que você crie, internamente, apresentadores referência em criar sentido. 

Minha provocação de hoje é: clique agora nesse link ou na imagem abaixo e assista o primeiro episódio do PLÁ pra sentir a “vibe” dos nossos mestres.

 

Como levar o PLÁ pra dentro da sua empresa? 

  1. Encaixe na sua grade de cursos.
  2. Leve pra toda a empresa inserindo em sua plataforma EAD.
  3. Compre acessos avulsos.
  4. O Blend Perfeito: complemente com mentorias onde iremos analisar os 3 pilares nas apresentações dos seus colaboradores e ir melhorando a eficácia, a cada novo encontro.

Gostou? Compartilhe com quem você quiser ou marque um papo conosco.


ESCREVA PRA GENTE:
[email protected]

CHAMA NO ZAP:
11 97216-7036

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais