fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Mapa Mental

La Gracia Humaniza
@lagracia

É muito comum ouvir alguém dizer que “o difícil é começar”, antes de colocar ideias no papel. No caso das apresentações, isso é a mais pura verdade. Muitas vezes, temos diversos pensamentos na cabeça e queremos mostrá-los todos. Ao mesmo tempo, se possível! O que fazer, então? O primeiro passo é ordená-los, relacionando assuntos, definindo […]

É muito comum ouvir alguém dizer que “o difícil é começar”, antes de colocar ideias no papel. No caso das apresentações, isso é a mais pura verdade. Muitas vezes, temos diversos pensamentos na cabeça e queremos mostrá-los todos. Ao mesmo tempo, se possível!
O que fazer, então? O primeiro passo é ordená-los, relacionando assuntos, definindo ordem de importância, enfim, organizar a casa, o que nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente porque nosso fluxo de pensamento não é linear como sugere a montagem dos slides dentro do PowerPoint.


O que funciona nestas situações é criar um mapa mental, um diagrama que ajudará, de forma gráfica, a gerir suas informações. Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Veja alguns modelos abaixo.

3_Mapa-mental-2 3_Mapa-mental-3

Os mapas mentais podem ser elaborados por meio de canetas coloridas sobre folhas de papel, post-its ou, como é comum hoje em dia, um programa de computador dedicado.

Com relação à última opção, há, inclusive, softwares gratuitos disponíveis para download na internet, como é o caso do FreeMind. O programa é bem intuitivo e com pouco tempo já é possível desfrutar de suas facilidades. Além do encadeamento de textos, ele permite a inclusão de elementos gráficos, como ícones ou fotos, para ressaltar ou indicar alguma informação adicional.3_Mapa-mental-1

                                       
 Bom, seja qual for, sempre há um processo que lhe será útil para dar este primeiro, e importante passo, que é organizar suas ideias e começar a colocá-las no papel. Esperamos que a proposta do mapa mental seja uma facilitadora neste sentido. Aproveite o espaço de comentários abaixo para dar sua opinião e sugerir outros métodos.

 

 

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais