fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

O fim do PowerPoint… de novo!

La Gracia Humaniza
@lagracia

Até algum tempo atrás era o Prezi. O surgimento da revolucionária ferramenta, que prometia simplicidade e ainda assim animações e visual de impacto, daria fim ao PowerPoint. Não deu. Agora, quem aparece como o novo sucessor do PowerPoint é o “bunkr”, uma ferramenta toda baseada em HTML 5, tecnologia para internet que veio para substituir o […]

Até algum tempo atrás era o Prezi. O surgimento da revolucionária ferramenta, que prometia simplicidade e ainda assim animações e visual de impacto, daria fim ao PowerPoint. Não deu. Agora, quem aparece como o novo sucessor do PowerPoint é o “bunkr”, uma ferramenta toda baseada em HTML 5, tecnologia para internet que veio para substituir o Flash, dizem alguns (o que ainda não aconteceu, mas essa já é outra história). Então, será que em tempos de revoluções e mudanças, será que é mesmo o fim do PowerPoint? Sinceramente, duvido muito.

O bunkr parece ter suas vantagens e recursos superinteressantes, como a possibilidade de criar um arquivo de matérias, vídeos e imagens para serem usadas em suas apresentações, tudo ali, ao alcance de um clique, para você ou sua equipe acessarem na hora mais oportuna. Outro ponto é a facilidade de editar as apresentações com o recurso “drag&drop”, ou arrastar e soltar. Quer inserir uma foto? Seleciona, arrasta e solta no lugar onde você quer que ela apareça, simples assim. Por fim, o compartilhamento através de um simples link, muito melhor do que anexos pesados em PPT ou PDF, fora o fato de que, se a pessoa estiver abrindo os e-mails em um smartphone ou tablet, talvez tenha dificuldades em visualizar a apresentação nesses formatos, o que não acontece ao abrir o link em HTML5.

Ok, o negócio parece bem legal. Então por que diabos eu não acredito que ele vá acabar com o PowerPoint? Simples! A TV foi o fim do rádio, como muitos achavam? NÃO! A internet foi (ou será) o fim da TV, como muitos apontam? NÃO! Sabe por quê? No fim, o que importa é o conteúdo, não a forma. Todas essas mídias, sempre em transformação, ainda existem, convergem e convivem de maneira independente ou agregadas em um mesmo aparelho (TV no computador, internet na TV…). Mas, como aponta Henry Jenkis ao falar sobre a “falácia da caixa preta”, a transformação não é somente tecnológica, é necessário levar em consideração aspectos culturais e o contexto em que determinado meio ou dispositivo é utilizado (por mais que o seu celular consiga captar o sinal de TV, você não vai assistir à novela enquanto faz sua corridinha diária, vai?). Comunicar ideias sempre foi e sempre será uma necessidade humana. Se você vai usar o PowerPoint, o Prezi, o bunkr ou até mesmo o bom e velhoflipchart, pouco importa. O que vai dizer qual é a melhor escolha é o momento, assim como seu conhecimento, identificação ou qualquer outro motivo que você tenha para preferir um ao outro recurso. No fim, o que realmente importa é se você vai ter clareza e objetividade ao transmitir suas ideias, e se elas serão suficientemente relevantes para que o público se interesse e as leve adiante.

bunkr
clique na imagem para visualizar uma apresentação modelo feita através do bunkr

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais

A La Gracia ainda faz apresentações?

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado. No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações […]

Ler mais

Você pode abrir a câmera, por favor?

A fotógrafa Ilana Bessler dá dicas sobre enquadramento, iluminação e construção de imagem para todas as lives, reuniões online e videoconferências que se intensificaram no nosso cotidiano.

Ler mais

Como provocar um líder diretivo a se tornar mais empático e construtivo?

Eu poderia começar esse artigo dando uma resposta simples: use as necessidades do líder como ponto de partida para a transformação. Mas, como colocar isso em prática?

Ler mais

La Gracia News de abril: quando a vida pessoal e profissional se misturam

Com nossa vida pessoal mais misturada do que nunca com a rotina profissional, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Ler mais