A coisa mais irritante que um apresentador pode fazer é…

 

(rufem os tambores)

 

Ler os  slides para o público. Pelo menos, esta é a conclusão da recente pesquisa com mais de 600 entrevistados pelo autor e consultor Dave Paradi. Quase três quartos deles citaram ler os slides como uma das três principais opções de uma lista de doze.

Paradi disse: “A partir dos comentários e respostas, fica claro que muitas apresentações sofrem com a sobrecarga de informações. Há tanta coisa em cada slide que o apresentador está na verdade lendo um relatório detalhado em vez de apresentar as idéias-chave ou conclusões que o público quer ouvir. O público fica confuso, levando a uma falta de ação e desperdício de esforços em organizações de todos os tamanhos”.

Outras respostas incluíram utilizar frases em vez de resumir o ponto-chave e textos pequenos demais para serem lidos. Paradi vê isso como um indicativo que os apresentadores não estão fazendo o trabalho de resumir as informações para seu público. Ele acrescentou: “Em vez de analisar as suas informações e criar um resumo conciso da mensagem-chave, os apresentadores estão colocando tudo o que sabem em lâminas, levando a parágrafos de detalhes em fontes que são pequenas demais.”

Paradi se juntou a outros especialistas em apresentação de todo o mundo esta semana, no Presentation Summit em Austin, Texas. Os participantes vão discutir formas de melhorar as apresentações que o governo, empresas e organizações educacionais criam e entregam. Os resultados da pesquisa detalhada e uma análise mais aprofundada serão lançados na próxima semana em seu site.

As principais respostas para a pergunta: “O que o irrita em apresentações em PowerPoint?”, de acordo com 603 entrevistados:

O apresentador lê os slides – 73,8%

Frases completas em vez de pontos – 51,6%

Texto tão pequeno que eu não posso ler – 48,1%

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Enviar comentário