fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Painel interativo (será?)

Joy Baena
@joycebaena

Nas minhas andanças pelos eventos corporativos, tenho visto com certa frequência o uso do Painel interativo para expor ideias e promover interação “entre os expositores”. Se você não sabe o que é um painel: é um debate entre dois ou mais convidados sob a coordenação de um moderador, que vai questionando os convidados e conduzindo as […]

Untitled-1

Nas minhas andanças pelos eventos corporativos, tenho visto com certa frequência o uso do Painel interativo para expor ideias e promover interação “entre os expositores”.

Se você não sabe o que é um painel: é um debate entre dois ou mais convidados sob a coordenação de um moderador, que vai questionando os convidados e conduzindo as respostas de forma ordenada. O público fica somente como expectador, sem direito a intervir ou perguntar.

Para muitas empresas, essa prática parece uma alternativa moderna e interativa, porém, se mal conduzido, o Painel pode deixar o público entediado, com sono e disperso.

Para te ajudar a evitar que isso aconteça com seu evento, resolvi elaborar e compartilhar uma pequena lista de dicas. Aí vai:

  • Muitas vezes os convidados do painel nunca se viram antes e se encontram pela primeira vez nas cadeiras em frente ao público. O ideal é que os assuntos sejam bem combinados antes de evento. Assim, as respostas serão complementares e não redundantes.
  • Para que o conteúdo não fique técnico demais e distante do público, peça aos convidados para trazerem pessoalidade aos assuntos. Histórias e exemplos práticos dentro do contexto do público ajudam a criar identificação e sinergia.
  • Para que a discussão seja o mais clara e objetiva possível, evite perguntas muito extensas, elas podem gerar confusão. O ideal é que sejam simples e bem curtas.
  • Colocar um slide com a pergunta ao fundo do painel para que todos vejam, ajuda o público a acompanhar o raciocínio.
  • O interesse das pessoas aumenta quando os temas apresentados ajudam a resolver um problema comum a todos. Afinal, qual o propósito do evento, só mostrar o quanto os convidados são incríveis ou promover um aprendizado que sirva para todos?

Um fato: Quando o público passa de passivo a ativo, o interesse e a atenção ganham um espaço gigantesco. Imagina se o moderador, logo no início do evento, convidasse o público a contribuir com ideias ou dúvidas após as respostas de cada bloco? O público ligaria o ouvido ativo! Afinal, quem tem coragem de fazer uma pergunta ou dar uma ideia sem prestar atenção no que foi dito? Quem se expõe, quer parecer inteligente, afinal, sua imagem está em jogo.

Então, deixar a plateia interagir pode descaracterizar o fato de ser um “painel”. Mas também não transforma o evento em um “seminário”, onde os assuntos seriam trabalhados em grupo pela plateia.

Sendo assim, fica a dúvida, deixar o público interagir faz com que o painel seja realmente interativo ou isso ganha outro nome?

 

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

O professor provocador

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história analisada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A super líder

Por trás de todo ato de comunicação, existe um universo inteiro a ser desvendado.

Amamos histórias e acreditamos que elas são capazes de ensinar muito mais do que conceitos desconectados da realidade.

Por isso, baseada em fatos reais, essa história conversada, tem o objetivo de abrir novos pontos de vista sobre a comunicação. 

Ao final, deixe seu comentário. Estamos curiosos para ouvir seu ponto de vista e enriquecer nossa consciência sobre a comunicação.

Ler mais

A Era da Humanização

O ser humano foi feito pra se adaptar. Está no nosso instinto! Fomos feitos assim, pois temos diariamente que lidar com um mundo de impermanências. Absolutamente tudo à nossa volta e dentro de nós está em constante transformação: a natureza, o clima, os costumes, a moda, nosso corpo, tudo!

Ler mais