fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Palestra da La Gracia na Saraiva

Luiz Grecov
@luizgrecov

Comunicação Inteligente De que adianta uma boa ideia se você não souber comunicar? Não é de hoje que está mais fácil o contato entre pessoas. Cada vez mais, fazer uma reunião, participar de um curso, ligar para um amigo, mandar um e-mail, acessar as redes sociais, chamar um taxi, tudo está à distância do bolso. […]

Comunicação Inteligente
De que adianta uma boa ideia se você não souber comunicar?

Não é de hoje que está mais fácil o contato entre pessoas. Cada vez mais, fazer uma reunião, participar de um curso, ligar para um amigo, mandar um e-mail, acessar as redes sociais, chamar um taxi, tudo está à distância do bolso. A tecnologia com certeza deixa mais perto quem está longe.  Mas mesmo com tantas facilidades, porque ainda é tão difícil se comunicar? Porque é tão difícil expor uma ideia?

Entre muitas outras razões, existem duas que dão muito em que pensar:

A primeira delas é que: A grande maioria de nós fala de nós para nós mesmos. Quando vamos apresentar uma ideia, normalmente nos perguntamos: Será que vão gostar de mim? Será que vou esquecer tudo? Será que estou passando segurança? A nossa dúvida é: Será que essas perguntas estão refletindo um verdadeiro interesse pelo outro? Será que cria vínculos e perpetua a mensagem?

A segunda razão é: Se você sabe muito sobre algo, tudo parece óbvio para você, então, é óbvio que é óbvio para o outro! Sendo assim, por que explicar e tornar didático para o outro, não é mesmo? Só que, se o outro não entende o que você quer dizer, não há compreensão. Sem compreensão, adeus comunicação.

A ideia desse encontro na Saraiva é discutir essas, entre outras questões que são fruto de muitas angústias quando o assunto é comunicação. Vamos partilhar nossas noites de insônia e aprender mais com o que você pensa e sabe do assunto. É uma conversa, um bate-papo, uma troca, como tudo o que a gente faz.

Nossa proposta é incentivar uma reflexão que acabe com essa sensação de desperdício de tempo que muitos de nós temos, toda vez que uma ideia precisa ser comunicada.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais

A La Gracia ainda faz apresentações?

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado. No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações […]

Ler mais

Você pode abrir a câmera, por favor?

A fotógrafa Ilana Bessler dá dicas sobre enquadramento, iluminação e construção de imagem para todas as lives, reuniões online e videoconferências que se intensificaram no nosso cotidiano.

Ler mais

Como provocar um líder diretivo a se tornar mais empático e construtivo?

Eu poderia começar esse artigo dando uma resposta simples: use as necessidades do líder como ponto de partida para a transformação. Mas, como colocar isso em prática?

Ler mais

La Gracia News de abril: quando a vida pessoal e profissional se misturam

Com nossa vida pessoal mais misturada do que nunca com a rotina profissional, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Ler mais