Comunicação Inteligente
De que adianta uma boa ideia se você não souber comunicar?

Não é de hoje que está mais fácil o contato entre pessoas. Cada vez mais, fazer uma reunião, participar de um curso, ligar para um amigo, mandar um e-mail, acessar as redes sociais, chamar um taxi, tudo está à distância do bolso. A tecnologia com certeza deixa mais perto quem está longe.  Mas mesmo com tantas facilidades, porque ainda é tão difícil se comunicar? Porque é tão difícil expor uma ideia?

Entre muitas outras razões, existem duas que dão muito em que pensar:

A primeira delas é que: A grande maioria de nós fala de nós para nós mesmos. Quando vamos apresentar uma ideia, normalmente nos perguntamos: Será que vão gostar de mim? Será que vou esquecer tudo? Será que estou passando segurança? A nossa dúvida é: Será que essas perguntas estão refletindo um verdadeiro interesse pelo outro? Será que cria vínculos e perpetua a mensagem?

A segunda razão é: Se você sabe muito sobre algo, tudo parece óbvio para você, então, é óbvio que é óbvio para o outro! Sendo assim, por que explicar e tornar didático para o outro, não é mesmo? Só que, se o outro não entende o que você quer dizer, não há compreensão. Sem compreensão, adeus comunicação.

A ideia desse encontro na Saraiva é discutir essas, entre outras questões que são fruto de muitas angústias quando o assunto é comunicação. Vamos partilhar nossas noites de insônia e aprender mais com o que você pensa e sabe do assunto. É uma conversa, um bate-papo, uma troca, como tudo o que a gente faz.

Nossa proposta é incentivar uma reflexão que acabe com essa sensação de desperdício de tempo que muitos de nós temos, toda vez que uma ideia precisa ser comunicada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Enviar comentário