Os 20 maiores desejos de quem assiste a uma apresentação

Pensar no que você quer dizer quando precisa fazer uma apresentação é algo importante, claro, mas você já pensou no outro lado, ou seja, no que o público quer de verdade ao assistir você? Essa é o segundo post (já viu o post anterior?) sobre os 20 maiores desejos quando se fala em apresentação. Agora…

Leia mais

Como você se vê?

Você já teve a oportunidade de se assistir falando em um vídeo? Seja discursando em um casamento, cantando em uma festa de aniversário ou fazendo uma apresentação na empresa? Se sim, o que achou? Gostou do que viu? Ou a tagarela da autocrítica ficou gritando no seu ouvido?   Aqui no curso de Performance da…

Leia mais

Comunicação Direta e Clara

Artigo escrito por mim para a edição desse mês da revista Melhor Gestão de Pessoas. A publicação é uma parceria entre a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) e a Editora Segmento, inteiramente voltada para gestores de pessoas. São 23 mil exemplares, sendo 8 mil distribuídos para associados da ABRH. Confira a matéria também no site da revista. …

Leia mais

Os 20 maiores desejos de quem faz uma apresentação

Há mais de 6 anos temos ensinado pessoas como pensar e fazer apresentações de maneira mais eficaz. Nessas aulas,  mais de 2 mil alunos já dividiram conosco suas expectativas, angústias e desejos, tanto na visão de apresentadores, como na visão de público. O fato é que, depois de ver tantas expectativas, percebemos que nem sempre…

Leia mais

Adeus ano… intenso!

Se há uma palavra que descreve bem o que foi 2014, certamente é “intenso”. Copa do Mundo, eleições, manifestações nas ruas. Tudo isso gerou muito expectativa e deixou clara a insatisfação, o inconformismo e a sede por mudanças que nós, brasileiros, estamos vivendo. Na comunicação, essa revolução também está latente e a nossa vontade de…

Leia mais

Como pensar diferente

  “Temos que pensar diferente!” “Vamos pensar fora da caixa.” “Inovação é palavra-chave na empresa.” Nos últimos tempos, frases como as acima fazem cada vez mais parte do dia a dia de empresas e executivos. Em um mercado onde a competitividade só aumente, todo mundo concorda que é preciso se diferenciar. Mas falar é fácil.…

Leia mais

Eleições, Escolhas e o Poder das Histórias

Matéria originalmente publica no Brasil Post em 21 de novembro de 2014. Histórias são poderosas. Chavão dito e repetido à exaustão por empresários, palestrantes, políticos, marqueteiros, publicitários, todos compraram essa ideia e querem usar histórias como forma de se relacionar, envolver e engajar. Storytelling está na moda e não é à toa, a história é…

Leia mais