O que é

Sentido e Compreensão

Centenas de ideias, projetos e negócios morrem todos os anos por 3 razões:

  1. O jeito de comunicar não desperta interesse
  2. As pessoas não conseguem entender o que está sendo dito
  3. Quando entendem, não conseguem enxergar o conteúdo aplicado em suas realidades

Para a maioria de nós esse é um modelo de comunicação tão corriqueiro que acabamos por achar que é o normal. Até termos o prazer de encontrar algo ou alguém diferente, que provoque, que inspire, que faça refletir. Que seja fácil de entender e, mais do que isso, promova algum tipo de transformação de ideias, pensamentos ou comportamentos.

Quem já passou por isso sabe que esse tipo de resultado só é possível quando o que está sendo dito “faz sentido para você”. Quando o que está solto de repente se conecta com algo que você conhece e que faz diferença na sua vida. É a partir dessa conexão que você se transforma.

Centenas de ideias, projetos e negócios morrem todos os anos por 3 razões:

  1. O jeito de comunicar não desperta interesse
  2. As pessoas não conseguem entender o que está sendo dito
  3. Quando entendem, não conseguem enxergar o conteúdo aplicado em suas realidades

Para a maioria de nós esse é um modelo de comunicação tão corriqueiro que acabamos por achar que é o normal. Até termos o prazer de encontrar algo ou alguém diferente, que provoque, que inspire, que faça refletir. Que seja fácil de entender e, mais do que isso, promova algum tipo de transformação de ideias, pensamentos ou comportamentos.

Quem já passou por isso sabe que esse tipo de resultado só é possível quando o que está sendo dito “faz sentido para você”. Quando o que está solto de repente se conecta com algo que você conhece e que faz diferença na sua vida. É a partir dessa conexão que você se transforma.

Incrível, não é? Parece até que uma janela se abriu e passamos a enxergar as coisas com mais clareza.

Mas, ao comunicar, como conseguir esse efeito? Como girar a chave e causar esse clique na cabeça do seu público? A busca por essas respostas é a razão da existência da própria La Gracia.

Por que nos interessamos por sentido e compreensão?

Ao criar sentido em nossa comunicação, conseguimos…
null
Estabelecer objetivos mais claros e planejar o que vai ser dito de acordo com o público e situação…
null
Eliminar retrabalho gerado pela falta de compreensão…
null
Aumentar interesse e engajamento das pessoas com relação às nossas ideias…
null
Garantir que soluções serão entendidas e implementadas…

Quer saber mais sobre seu sentido e compreensão?

Como usamos sentido e compreensão para ajudar pessoas e empresas a se comunicar melhor?

Oficina de Roteiro e Performance

Neste curso você vai discutir, analisar e vivenciar novas formas de transformar conteúdos em roteiros envolventes, estratégicos e que gerem conexão verdadeira com seu público.

Consultoria

Entendemos como as realidades de quem precisa comunicar e do público se conectam para, então, cocriar estratégias e soluções eficazes para transformar ideias em ação.

Confira nosso conteúdo sobre Sentido e Compreensão

Inteligência emocional no trabalho

Alguns termos surgem como ondas e ganham vida própria no mercado moderno. Inteligência emocional no trabalho é um caso claro. Um pouco distante das suas definições de origem, o termo guarda-chuva hoje acaba sendo muito utilizado para designar uma espécie de “preservação emotiva dentro do ambiente corporativo”. Traduzindo-se, mais ou menos, como a necessidade que um profissional…

Leia mais

Nósreka – O despertar para novos insights a partir da cocriação

“Duas cabeças pensam melhor do que uma”. Ou, ainda, várias cabeças pensam melhor do que uma. Poucos se atrevem a contestar o famoso ditame popular. Pelo menos até que as portas de aço e vidro que separam a rua dos ambientes corporativos sejam atravessadas. Lá dentro, ainda que muito se alardeie sobre o “senso de…

Leia mais

Empatia com o cliente

Seja no primeiro contato ou no pós-venda, quais são as ferramentas que você está utilizando hoje para garantir que o seu cliente esteja satisfeito com o atendimento? Talvez você tenha pensado, principalmente, em soluções tecnológicas como um sistema de CRM, apps, ou, até mesmo a inteligência artificial, com os chamados bots. Sem dúvida, esse tipo de…

Leia mais

Os benefícios de uma liderança mais empática

Como uma liderança mais humilde, acessível e pautada na empatia contribui para um ambiente de trabalho mais agradável, colaborativo e produtivo? Se você ocupa uma posição de liderança, ou se atua no departamento de RH ou Treinamento e Desenvolvimento de uma empresa, com certeza já percebeu o quanto o papel de um líder mudou e…

Leia mais

Inteligência Artificial: o que você sabe sobre ela e os impactos em seu negócio?

Recentemente, sentei com a Dora Kaufman, hoje uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre “Inteligência Artificial”. No papo, fiquei impressionada com as interferências que já estamos e ainda vamos sofrer nos próximos anos, em nossas vidas e negócios. Eu que trabalho com cocriação, por exemplo, fiquei maravilhada ao saber que em breve vou poder colocar um…

Leia mais

Como melhorar a empatia no atendimento?

Você certamente conhece a cena: é uma bela tarde, o sol está entrando pela janela, uma brisa leve refresca o clima; você acabou de comer a sua refeição preferida e vai se sentar no sofá para colocar suas séries em dia e relaxar um pouco. Quando, de repente não mais que de repente, o serviço fica…

Leia mais

A informação sozinha não transforma

Para criar sentido, gerar conexão, compreensão e, principalmente, transformação, é preciso considerar o conhecimento, dores e necessidades do outro. Nós temos estudado, experimentado e analisado esse processo e chegamos em algumas premissas básicas para que nossas chances de comunicar algo com sucesso aumentem bastante: investigar a realidade do público e perceber suas dores, angústias e verdades; envolver o público na concepção de ideias, soluções e projetos, antes de serem disseminados; criar conexões entre o conteúdo e a realidade do outro, usando exemplos simples e fáceis de entender; deixar claro para o público quais são as ações desejadas a partir disso; promover uma experiência de construção colaborativa do conteúdo. Ao aplicar essas técnicas, tenha certeza, você estará no caminho certo para criar uma comunicação com muito mais sentido.

Quem já nos contratou

Quer ajuda para se comunicar?
Receba nossas dicas!