fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

Uma palestra para lideranças sobre vulnerabilidade

La Gracia Humaniza
@lagracia

É possível aceitar o outro sem antes aceitar a si próprio? Com esse questionamento Joy Baena abriu a Semana de Inclusão e Diversidade da Bayer, numa inspiradora palestra sobre vulnerabilidade.

É possível aceitar o outro sem antes aceitar a si próprio? Com esse questionamento Joy Baena abriu a Semana de Inclusão e Diversidade da Bayer, numa inspiradora palestra sobre vulnerabilidade

O público: lideranças de todos os setores da Bayer, presentes para a abertura da Semana de Inclusão e Diversidade. O evento acontecia simultaneamente em outras dez unidades da multinacional. Joy Baena fez uma palestra sobre vulnerabilidade, na qual provocou, emocionou e inspirou, trazendo o público para as suas histórias – e as histórias do público para a sua palestra.

 

Palestra sobre vulnerabilidade com Joy Baena

Entendendo as necessidades do cliente

Em 2018, a convite da Bayer, nossa facilitadora Priscila Alvim falou sobre empatia durante a Semana de Inclusão e Diversidade da empresa daquele ano. A fala foi para colaboradores em geral, de diversas áreas da companhia.

No ano seguinte, após novo convite, nosso atendimento provocou: e se a gente primeiro entender os desafios da empresa para depois escolhermos, juntos, o melhor tema para 2019?

Com a presença do Head Global de Diversidade e Inclusão da Bayer, em sua primeira visita ao Brasil, o evento contaria com um kick off exclusivo para as lideranças. Junto a isso, havia um crescente interesse pelos temas tratados pela pesquisadora americana Brené Brown e uma necessidade de inspirar as lideranças a se tornarem agentes de inclusão.

 

Um processo cocriado

Quando a gente faz perguntas, escuta e se empenha em contribuir, costumamos chegar em resultados que agradam, incluem e na maioria das vezes superam expectativas.

Foi o que aconteceu quando propusemos uma palestra sobre vulnerabilidade, direcionada para as lideranças. A partir de histórias próprias de superação, extenso conhecimento sobre comunicação humanizada e habilidade de trazer o público para dentro de sua fala, Joy Baena ajudaria pessoas em posição de liderança a entender a importância do diverso, mas, mais do que isso, a pensarem em como, no âmbito pessoal e profissional, podem se abrir para a diversidade.

 

O resultado?

“Precisamos olhar para nós como indivíduos únicos, com todos os nossos limites, dificuldades e vulnerabilidades”, assim Joy começou sua fala. A palestra teve uma hora de duração. A CEO da La Gracia combinou cases, dados, depoimentos do público, discussões em grupo e muitas provocações para que as pessoas de fato questionassem a maneira como são hoje. Mais ainda, se perguntassem sobre as máscaras que usam, o peso que carregam – e o quanto exigem do outro o mesmo comportamento.

O resultado foi um grande convite para todas e todos refletirem sobre o que é ser vulnerável, sobre por que é tão difícil se assumir uma pessoa errônea e como é através da dor que nos conectamos de fato com o outro. E como essa conexão é fundamental para abraçarmos o que é diferente de nós.

“A palestra fez muito sentido para os líderes e inclusive apareceu em nossa pesquisa, dentro da pergunta sobre o que mais gostou no evento. Além disso, nosso Head Global de Diversidade e Inclusão elogiou e falou bastante sobre a importância de colocar essa discussão sobre vulnerabilidade para os líderes e posicionada junto ao tema de inclusão e diversidade. Estou bem feliz porque sinto que atingimos nosso objetivo de levar a mensagem para esse público neste momento”
Feedback do cliente, pós-evento

 

 

Habilidades desenvolvidas

Nesta experiência, trabalhamos habilidades como: empatia, diversidade, vulnerabilidade, cocriação.

 

 

Quer levar a palestra sobre vulnerabilidade da Joy para a sua empresa? Entre em contato com a gente =)

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Qual a diferença entre promover experiência e expor conteúdo?

Promover experiência é a constante resposta, presente nos 12 anos em que venho experimetando as várias formas de ensinar. Cada vez mais, vou me tornando uma defensora das metodologias que colocam o aluno como centro do aprendizado. O contrário disso é o que o educador Paulo Freire chamava de Educação Bancária: aquele tipo de educação que coloca […]

Ler mais

A La Gracia ainda faz apresentações?

Em 2009, nós começamos a fazer apresentações para o mundo corporativo e durante muito tempo nós fizemos isso! E ficamos conhecidos por isso! Quando paramos para ver e relembrar cada projeto, dá um orgulho danado. No mesmo ano, começamos a ensinar tudo o que estávamos aprendendo ao lançar o primeiro Curso de Design de Apresentações […]

Ler mais

Você pode abrir a câmera, por favor?

A fotógrafa Ilana Bessler dá dicas sobre enquadramento, iluminação e construção de imagem para todas as lives, reuniões online e videoconferências que se intensificaram no nosso cotidiano.

Ler mais

Como provocar um líder diretivo a se tornar mais empático e construtivo?

Eu poderia começar esse artigo dando uma resposta simples: use as necessidades do líder como ponto de partida para a transformação. Mas, como colocar isso em prática?

Ler mais

La Gracia News de abril: quando a vida pessoal e profissional se misturam

Com nossa vida pessoal mais misturada do que nunca com a rotina profissional, como ficam nossas relações, nossa comunicação e, mais ainda, nosso estado de espírito?

Ler mais