fbpx

La Gracia Humaniza

conteúdo

“NÃO ME PEÇA PARA SER RASA!”

Joy Baena
@joycebaena

Quando o ponto de partida é o indivíduo, não existe outro caminho para a mudança a não ser olhar para essa pessoa, perguntar, ouvir, criar espaços seguros para o diálogo e ajudá-la a perceber que ela é sua própria agente de transformação.

Todo fim de ano é a mesma coisa:
“vamos enviar um e-mail de agradecimento aos clientes? Escreve pouco, só agradece”.

É isso que o marketing solicita, afinal, ninguém tem tempo pra ler nada.

Ok, é verdade. Mas isso também é muito triste. Porque só demonstra o quanto estamos fatigados de informação, o quanto estamos levando a vida no raso, no superficial. Eu fico pensando, se é pra ser assim, melhor não ser, melhor nem escrever nada.

É, eu sei, sou alguém que vai meio na contramão, rebelde, incompreendida. Mas é que eu tenho uma sede de mais profundidade tanto no conhecer das coisas, das pessoas, quanto nas  relações. Eu preciso disso pra viver. Só surfar por cima da onda não me basta. Preciso ver os corais, sentir a emoção de chegar perto do tubarão, lá no fundo. É isso, emoção, sentimento, arrepio.

Esse ano fizemos poucos trabalhos. Talvez porque ainda estamos respirando os restos da pandemia, exaustos com as mudanças, revisitando o que importa de verdade para nós.

E nessa verdade encontramos algumas outras, vulneráveis, lindas, que iluminaram nosso dia.

Não vou me alongar, mas vou deixar aqui, alguns presentes que ganhamos de líderes que participaram de nossas oficinas de escuta, empatia, vulnerabilidade e coragem. Esses presentes demonstram que vale a pena lutar por uma conexão mais profunda em nossas comunicações e, deixo aqui como reflexão pra você:

“Percebi aqui que não existe certo e errado. As pessoas são diferentes e agem de forma diferente, ou seja, sua forma de ser não é errada, apenas única.”

“Aqui eu me autoconheci melhor e sabe, eu era um cara que nunca parou para pensar nisso. Eu vivi uma montanha russa de emoções nesses 2 dias. Ontem quando cheguei no hotel eu senti vergonha de mim, porque eu percebi algumas coisas que eu realmente preciso deixar pra trás. Mas transformação é isso, né?”

“A vida vai te cristalizando em camadas e esse momento foi importante para eu chegar à conclusão do porque às vezes sou tão arredio…porque talvez eu não me sentisse amado num nível mais profundo. Ter um momento desse para entender a gente como pessoa não é sempre que a gente tem. Eu acho que a gente, enquanto organização, está extremamente carente disso, inclusive no grande nível de liderança. Temos pouquíssimas conversas entre nós. E isso faz com que criemos feudos, porque a gente não conhece.”

“Até hoje eu demoro para entender que somos pessoas. Então você tem seu objetivo, tem sua margem para entregar, tem o projeto para entregar e então, nada mais existe. E o que se leva disso? Qual o te legado? E a sua relação? Perdi 10 anos da minha vida trabalhando como um condenado. É um tempo que foi embora e estar aqui e aprender, poder progredir e ter um tempo para isso? Antes tarde do que nunca.”

Que venha um 2023 mais profundo e transformador!

LA GRACIA HUMANIZA

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

ESTÉTICA OU DESIGN?

Ao achar uma cadeira ou um slide feio, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design. Isso acontece pois ao pensar na palavra DESIGN, é muito comum achar que estamos falando de estética. Mas o princípio básico do DESIGN é resolver problemas, por meio de boas escolhas, que geram boas experiências. Quer ver como?

Ler mais

O dia perfeito!

São 5h e Ana já está de pé, fazendo o café da manhã para a Carol, sua filha de 10 anos. Hoje Ana acordou diferente dos outros dias. Ela está com um certo brilho nos olhos, mais feliz! A ansiedade “de cada dia” ainda continua lá, mas agora é diferente, porque dessa vez o sentimento de preocupação acordou com uma dose extra de empolgação.

Ler mais

Presta atenção aqui um minutinho?

Pedindo assim, talvez eu consiga prender a sua atenção, mas não garanto que realmente seja mais do que apenas um minutinho, afinal a atenção é um artigo valiosíssimo, com pouca oferta e alta procura. Em algum momento vamos precisar olhar pra essa escassez, mas por hora, vamos ao texto…

Ler mais

Lidando com os erros

Na 4ª história da nossa série “Comunicação Humanizada”, Joy nos conta sobre quando, no início de sua carreira, realizou o sonho de trabalhar em uma grande agência de propaganda em São Paulo. Apesar do sucesso inicial, seu perfeccionismo a levou dizer muitos “sins” e cometer erros no trabalho. Foi nesse momento, que ela recebeu um feedback negativo e uma ordem de demissão que botou tudo a perder.

Ler mais

Sebastião e o casamento

E isso mexe muito comigo, sabe, Ed? Porque as pessoas não conseguem se comunicar com outras porque elas não aprenderam como fazer isso, porque elas não conhecem caminhos para se conectar, entende? E é uma coisa que nós estudamos, nós vemos que apesar de simples na teoria, não é nada simples na prática, porque somos feitos de emoções, sentimentos, histórias e experiências únicas.

Ler mais